Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4850

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Sofia Seraphim
Orientador ALBA PEDREIRA VIEIRA
Título Investigação sobre Poéticas Contemporâneas de Processos Criativos de Dança
Resumo Esta pesquisa buscou compreender as possibilidades de trabalho corporal somático com grupos e indivíduos heterogêneos em suas respectivas corporeidades. Partimos da premissa que a educação somática, em diálogo com a dança e a composição coreográfica, possibilita a construção do conhecimento com e sobre o corpo. Cada sujeito possui possibilidades e limitações corporais diferenciadas, portanto, este estudo estimulou cada participante a explorar tais aspectos, bem como outros, de forma consciente. Desenvolvido de março de 2014 a fevereiro de 2015, a investigação foi dividida em dois subprojetos: Corpo Vivo e Dança e Educação Somática. O primeiro atendeu a comunidade de Viçosa/MG, e o segundo trabalhou com discentes e graduados do Curso de Dança da Universidade Federal de Viçosa/UFV. Durante o trabalho de campo, foram aplicadas propostas de percepção corporal diversificadas. Em um processo progressivo, as aulas, laboratórios e encontros (no mínimo duas horas semanais) alternaram dinâmica e intensidade das atividades para atender às necessidades de todos. O trabalho com a composição agregou outro elemento para a percepção corporal: o feedback por meio de vídeo. Foram registrados vários ensaios e as apresentações (em locais diferentes da UFV incluindo o Espaço Fernando Sabino, a sede do Departamento de Artes e Humanidades, o Colégio de Aplicação/COLUNI e a Sede da Seção Sindical dos Docentes da UFV/ASPUV). Posteriormente, os vídeos foram mostrados aos intérpretes e os mesmos eram incentivados a perceber as diferenças entre o que sentiam ao dançar e o que observavam nas imagens. Além das apresentações em Viçosa, foi feita uma apresentação como vídeodança da obra “Do Traço à Dança” na Mostra de Vídeodança do 11º Seminário Nacional de Dança "Concepções Contemporâneas em Dança" realizado em novembro de 2014 na Universidade Federal de Minas Gerais. Fundamentando-se na abordagem quanti-qualitativa, particularmente na pesquisa-ação, os procedimentos metodológicos incluíram diários de bordo, observação participante, questionários escritos, conversas informais e registros do trabalho de campo em fotos e vídeos. A análise dos dados se deu por ciclos de análise cujos resultados foram abordados em diálogo com a literatura pertinente e revelaram a percepção dos participantes sobre suas jornadas corporais individuais ao longo da participação no projeto. Todos relataram melhoria em aspectos trabalhados tais como postura, respiração, fortalecimento muscular e/ou consciência de si. Assim, é possível inferir que o trabalho artístico-corporal realizado por meio desta pesquisa foi eficaz e proporcionou benefícios aos sujeitos. Para as pesquisadoras, foi possível compreender com maior profundidade as relações entre dança, somática e processos criativos. Sugerimos mais pesquisas nesta temática para ampliar compreensões sobre a complexidade envolvida nos trabalhos artísticos e corporais com seres humanos.
Palavras-chave Dança, Processos Criativos, Educação Somática
Forma de apresentação..... Painel
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