Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4847

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia Campus Rio Pomba
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes, literatura e cultura popular
Setor Divisão de Extensão
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Marta Valéria Tavares
Orientador GILSON SOARES TOLEDO
Outros membros Ana Paula Oliveira de Assis, Caio Júnior Gomes de Oliveira, Tânia Fernandes Martins
Título Música no Campus
Resumo O Programa de Extensão Música no Câmpus teve início em 2008 com o Projeto Coral Vozes do Vale vinculado à Diretoria de Extensão do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Câmpus Rio Pomba. A partir desta iniciativa, foi adquirindo mais instrumentos musicais, equipamentos e pessoas que foram incorporando e robustecendo o grupo, se tornando então o Programa Música no Câmpus constituído pelo Grupo Cordas, Grupo Sopro e o Coral Vozes do Vale. Em 2015, o programa passou a contar com mais de 40 componentes, sendo bolsistas remunerados e voluntários. Além de participarem do projeto como cantores e instrumentistas, também elaboram e trabalham nas ações de extensão junto à comunidade de Rio Pomba. Com este programa, os envolvidos empenham-se em fornecer a iniciação, desenvolvimento e capacitação musical aos participantes. A LDB 9394/96 (BRASIL, 1996), que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, no parágrafo 6º do Artigo 25 que a música deve ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o contato e a experimentação cultural dos alunos. Entende-se, portanto que a música é uma ferramenta importante por possibilitar o desenvolvimento intelectual e a interação do indivíduo no ambiente social, contribuindo para tornar o ambiente escolar mais alegre e favorável à aprendizagem. No Brasil, grande parte das instituições de ensino musical utilizam a forma tutorial, professor e aluno, como principal meio para o aprendizado(NASCIMENTO, 2006). De acordo com Freire(1977), a ação extensionista envolve a necessidade daqueles que a fazem, de ir até a outra pessoa com o intuito de permiti-la explorar melhor o mundo a partir dos conhecimentos adquiridos no processo de aprendizagem em uma relação dialógica. Para a efetivação do projeto, organiza-se ensaios semanais a fim de praticar os arranjos vocal e instrumental, assim como definir e organizar os repertórios. Além de oferecer a experimentação musical a partir do trabalho de tutoria, os componentes frequentam espaços como asilos, creches, escolas públicas e eventos culturais a fim de oportunizar o acesso das comunidade às audições. Têm-se obtido com este projeto de extensão uma importante interação social, sendo este constituído por componentes dotados de diversas influências culturais e musicais. Atualmente coexistem variados ritmos e influências corroborando para o melhor desenvolvimento da comunicação. De acordo com Freire (1977), a boa proposta educativa requer um processo de comunicação e se recusa a domesticação de sujeitos, incitando-os a apreender.
Palavras-chave Extensão, música, educação.
Forma de apresentação..... Painel
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