ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação e formação universitária |
Setor |
Departamento de Artes e Humanidades |
Bolsa |
CAPES |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Sofia Theodoro Prevatto da Fonseca |
Orientador |
ANGELO ADRIANO FARIA DE ASSIS |
Outros membros |
Amanda de Oliveira Barbosa, Ana Carolina Sabino Ferreira, Karina Aparecida de Lourdes Ferreira, Rodrigo Musto Flôres |
Título |
Oficina de Interpretação de Fontes Históricas |
Resumo |
Através da percepção da necessidade da interdisciplinaridade na realização e efetivação das atividades já realizadas ou propostas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o presente trabalho tem como objetivo propor a interação entre duas grandes áreas de conhecimento, especificamente, Língua Portuguesa e História, visando a melhoria da interpretação de textos e vocabulário voltadas à abrangência de fontes históricas. Nossa metodologia consiste na estruturação de uma oficina entre os alunos dos sexto e sétimo anos do ensino fundamental da Escola Estadual Effie Rolfs, onde cada turma será responsável por pensar e analisar um documento histórico, tendo como colaboradores bolsistas auxiliares. O foco do referido trabalho é apresentar documentos/fontes que tratem da história do município de Viçosa, caracterizando, assim, a dita História Regional, fazendo com que os alunos sintam–se incluídos e dispostos no processo histórico. Espera–se que dessa forma a disciplina ministrada em sala de aula participe de forma contundente e objetiva na realidade de cada estudante. Além disto, a proposta ainda perpassa a ideia original incluída nos objetivos do programa, o qual seria a oportunidade do professor entender o seu papel de agente histórico e assim, revolucionar e dinamizar o ensino. Podemos encarar também como meta a conscientização dos alunos quanto à falta do hábito de leitura, que acarreta prejuízos latentes no aprendizado não somente na compreensão da disciplina de História, mas também em todas as outras competências da grade escolar. Desta forma, faz–se importante a articulação entre participantes do PIBID de outras disciplinas trabalhando em conjunto. Destarte, a proposta apresentada não se limita apenas às necessidades de uma única área do conhecimento. Para tanto, objetivamos que a necessidade da articulação entre as disciplinas percebida pelo(s) autor(es) do projeto reflita em bons resultados, tais como: a valorização da profissão docente, na articulação entre as distintas áreas do conhecimento, na melhoria da compreensão textual dos alunos, e propriamente no horizonte dos conteúdos históricos. |
Palavras-chave |
Interdisciplinalidade, Interpretação, Fontes Históricas |
Forma de apresentação..... |
Painel |