Resumo |
A Hipertensão arterial sistêmica (HAS) configurar-se como um grave e prevalente problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sobretudo, na população idosa. Diante disso, emerge-se a necessidade de se abordar a temática, bem como corresponsabilizar a população no processo de cuidado com sua saúde. Uma das estratégias utilizadas para isso encontra-se os grupos educativos. O presente trabalho objetiva evidenciar as contribuições das atividades desenvolvidas, em especial, dos grupos educativos, durante o estágio em saúde coletiva no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa-UFV. Trata-se de um relato de experiência sobre uma atividade educativa abordando a Hipertensão Arterial Sistêmica. Esta atividade educativa foi realizada em três encontros sob a forma de roda de conversa. No primeiro encontro foi abordado o conceito e as consequências da patologia. No segundo encontro, a alimentação e obesidade com interface a HAS. No terceiro e último encontro foram trabalhados a importância da adesão ao tratamento medicamentoso, além da influência dos fatores de risco: tabagismo, etilismo e atividade física e como estes interferem na HAS. Em todos os encontros foram utilizadas dinâmicas participativas para se trabalhar a temática, bem como estimular a participação do público o qual se destinava a atividade. Durante os encontros contamos com a participação média de dez pessoas, sobretudo, idosos. O grupo foi bastante dinâmico e participativo. A cada encontro os participantes mostravam-se mais interessados e assíduos à atividade física proposta durante o estágio, através do grupo de caminhada realizado três vezes por semana. Além disso, a atividade permitiu aos participantes melhorarem o nível de informação acerca dos hábitos de vida e os fatores de risco para a HAS. Esta atividade permitiu a integração dos saberes empíricos e científicos, o incentivo da corresponsabilização dos participantes no processo de cuidado com a sua saúde, o estímulo a adoção de práticas e hábitos saudáveis de vida. Ademais, a atividade educativa favoreceu o estabelecimento de vínculo com os pacientes assistidos durante o estágio supervisionado em Saúde Coletiva e a integração do ensino-serviço-comunidade. |