Resumo |
Este trabalho tem como objetivo levantar e caracterizar as espécies do gênero Mormolyca da Serra das Cabeças, sub-unidade do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB), sendo que o mesmo faz parte do Projeto Orquídeas, projeto de ensino, pesquisa e extensão do CAp-COLUNI da Universidade Federal de Viçosa, que possui como um dos seus objetivos levantar as espécies de orquídeas remanescentes da Serra das Cabeças, área constituinte do PESB, uma das unidades de preservação do Estado de Minas Gerais. O levantamento das plantas foi efetuado por meio de visitas mensais a Serra das Cabeças (PESB), durante o ano de 2014, em trilhas que cobriam todos os biomas presentes, desde a base das montanhas até os campos de altitude, efetuando-se, no ato de sua localização, o georreferenciamento e a determinação da altitude do ponto, dados obtidos a partir de leituras efetuadas em GPS da marca Garmin, modelo eTrex Vista, com índice de precisão segundo o fabricante de 3-5 metros em coordenadas e 15 metros em altitude. Caracterizou-se parcialmente o ambiente onde foram encontradas as plantas, através dos seguintes registros: - habitat de inserção; - posição em relação ao curso d’água; - posição na planta suporte (altura) e percentagem média de luz incidente sobre o topo da planta, determinada pela utilização de um luxímetro. Mormolyca é um gênero botânico pertencente à família Orchidaceae, subfamília Epidendroideae, tribo Cymbidieae e subtribo Maxialariinae. A caracterização e descrição das espécies foi obtida com a análise das estruturas das plantas, seguido de registro fotográfico dos materiais vegetais. As plantas coletadas foram instaladas em casa de vegetação e suas sementes conservadas em um banco de sementes no laboratório do CAp-COLUNI/UFV. As descrições obtidas das espécies do gênero Mormolyca, levantadas na Serra das Cabeças do PESB em 2014, comparadas com aquelas identificadas em literatura específica, permitem concluir que permanece como remanescente desse gênero, na referida área, a seguinte espécie: M. rufescens. |