Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4823

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e comunicação
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nayara Iris Silva e Souza
Orientador MONICA SANTOS DE SOUZA MELO
Título Imparcialidade: ela realmente existe? A mídia e a representação dos resultados do primeiro turno nas eleições de 2014.
Resumo É de conhecimento geral a importância que a palavra tem em nossa sociedade. Ela serve para nos comunicarmos, para convencermos, para mudarmos uma opinião, enfim, são várias as suas funções. No contexto político não é diferente: não é possível que haja ação política sem palavra. Segundo Charaudeau (2006), é através da palavra que a política define os meios para a ação, e é através da palavra que a instância política convence a instância cidadã de seus projetos, seus programas, seus objetivos. O discurso político está estritamente ligado ao contexto midiático, uma vez que a mídia tem um papel fundamental para reproduzir os discursos e reportar os fatos que se referem à vida política do país. Assim, “o desafio do setor midiático é regulamentar a circulação da informação, de modo que esta atinja o maior número de cidadãos e, ao dizer-lhes respeito, permita-lhes ter uma opinião.” (CHARAUDEAU, 2006). O foco principal do presente trabalho é uma análise do discurso da capa das revistas Veja, Istoé e Época que abordavam o tema das eleições presidenciais, entre os dias 15 e 22 de outubro de 2014, levando em consideração o contexto de produção dessas revistas e também os acontecimentos a ele relacionados. Adotando o referencial teórico da Análise Semiolinguística do Discurso, analisamos o posicionamento defendido por estas revistas e as estratégias adotadas na tentativa de influenciar seus leitores. Selecionamos revistas de grande circulação destinadas a públicos variados e de editoras diferentes, para que mais de um ponto de vista fosse abordado. Foram selecionadas publicações que ocorreram após o primeiro turno das eleições, em que os candidatos mais votados foram a candidata Dilma Rousseff e o candidato Aécio Neves. Tendo em vista o fato de que a mídia possui um vasto poder de interferir na opinião das pessoas, buscamos analisar as estratégias utilizadas para convencer os leitores, levando-os a compartilhar a proposta defendida pelas revistas, que visam, portanto, exercer uma influência sobre o leitor/eleitor e, com isso, direcionar o resultado das eleições presidenciais no segundo turno.
Palavras-chave MÍDIA, ELEIÇÕES, ANÁLISE DO DISCURSO
Forma de apresentação..... Painel
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