Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4822

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Daniel Peixoto Leal
Orientador CRISTIANE JUNQUEIRA DE CARVALHO
Outros membros Fernanda Almeida Lima Cardim, Gabriel Felipe Neves de Lima, Laura Carolina Gimenes, Lhorrana Lóren Coelho de Oliveira, Lívia de Castro Sant Anna, Sarah Pereira Souto Maia, Sean Hideo Shirata Lanças
Título Procedimentos Operacionais Padrão (POPS): uma ferramenta pedagógica na Semiologia Médica
Resumo Estudos demonstram que apenas 6,4% dos estudantes de medicina que concluíram a disciplina de Semiologia Médica consideram possuir habilidades para realizar o exame clínico de maneira adequada. É constatado também que o procedimento operacional padrão (POP), que é um método de padronização de procedimentos que descreve cada passo de forma crítica e sequencial, propicia uma maior efetividade na execução de uma tarefa ou de uma manobra semiológica. Por esse motivo, foi objetivado gerar material didático que fosse sucinto e de alta qualidade para os estudantes da área da saúde. Para isso, foram planejadas cartilhas que empregassem o procedimento operacional padrão de forma a otimizar o estudo da propedêutica clínica. Essas cartilhas abordam, de forma sintética, a descrição de determinada manobra, assim como o contexto clínico no qual deve ser realizada e os possíveis achados decorrentes da aplicação dessa manobra. Acompanham, ainda, breves revisões de anatomia. Cada cartilha é produzida a partir de pesquisa bibliográfica baseada em evidências e conteúdo médico relevante, proporcionando aos autores uma oportunidade de aprendizado e aprimoramento dos conhecimentos teóricos e práticos em semiologia. Concomitante à elaboração dessa ferramenta pedagógica, foi realizado um projeto de mídias didáticas que está sendo divulgado na internet como guia para a execução das manobras semiológicas. Nesta primeira fase do trabalho, o módulo de semiologia do aparelho locomotor foi concluído e todo material de mídia já foi divulgado, enquanto novos módulos são produzidos. Os POPs já serão disponibilizados no próximo semestre letivo aos alunos do terceiro período do curso de Medicina da UFV e serão fundamentais para a disciplina de Laboratório de Habilidades. É notório, portanto, que a elaboração dos POPs auxilia no processo de fixação do conteúdo aprendido e permite aos estudantes e profissionais de saúde a realização de um exame clínico objetivo e eficaz, que é indispensável na rotina da clínica médica.
Palavras-chave Medicina, Semiologia, POP
Forma de apresentação..... Painel
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