Resumo |
O Projeto Pérolas Negras, vem sendo realizado com apoio do Observatório dos Movimentos Sociais, como forma de valorização da beleza negra, utilizando como base a Lei 10.639/03, que estabelece como obrigatório o estudo da Cultura Africana e Afro Brasileira nas escolas públicas e particulares. O projeto procura responder a um dos principais desafios que se apresenta para os afro-brasileiros: a autoestima – uma vez que se verifica na sociedade brasileira a desvalorização da imagem e da história do negro. As oficinas são realizadas majoritariamente em escolas públicas. Tem o objetivo de desmistificar preconceitos relacionados ao povo preto, e de empoderar meninas de ensino Fundamental ao Médio, de suas origens e de sua Afro descendência. A pergunta geradora da oficina é “O que é Cabelo Ruim?”. A partir das respostas das alunas iniciamos discussões sobre racismo, machismo e levantamos ideias pautadas pelo feminismo negro. Também são realizados ensaios fotográficos com intuito de combater a ditadura da beleza, que repassa a valorização da beleza europeia. E através destes, mostramos para as Pérolas Negras a importância da valorização da beleza natural. A foto é utilizada como um instrumento de regaste da autoestima, partindo do ponto educacional que a criança com autoestima baixa possui um desenvolvimento intelectual atrasado. Embora os brasileiros, em especial as mulheres negras, venham aumentando a sua presença nas instituições de ensino, passarelas de beleza/moda e locais antes considerados para pessoas “de valores”, a situação se encontra longe de onde deveria estar. Trabalhar com crianças e adolescentes negras é valorizar e reafirmar a sua importância na construção da sociedade brasileira, e valorizar as raízes e a importância que cada etnia e cultura representam na vida destas crianças. Considerando que a criança é, sim, um sujeito que ainda não encontrou o seu mundo e as suas opiniões sobre “as coisas do mundo”. Não podemos levar em consideração que a infância é singular, pelo o fato que o Brasil possui várias infâncias, várias crianças e o mais importante, essas crianças são pertencentes á várias culturas. |