Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4815

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Camila Christian Quintana Leao
Orientador FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA
Outros membros Raíssa Rosa Quadra
Título Pérolas Negras
Resumo O Projeto Pérolas Negras, vem sendo realizado com apoio do Observatório dos Movimentos Sociais, como forma de valorização da beleza negra, utilizando como base a Lei 10.639/03, que estabelece como obrigatório o estudo da Cultura Africana e Afro Brasileira nas escolas públicas e particulares. O projeto procura responder a um dos principais desafios que se apresenta para os afro-brasileiros: a autoestima – uma vez que se verifica na sociedade brasileira a desvalorização da imagem e da história do negro. As oficinas são realizadas majoritariamente em escolas públicas. Tem o objetivo de desmistificar preconceitos relacionados ao povo preto, e de empoderar meninas de ensino Fundamental ao Médio, de suas origens e de sua Afro descendência. A pergunta geradora da oficina é “O que é Cabelo Ruim?”. A partir das respostas das alunas iniciamos discussões sobre racismo, machismo e levantamos ideias pautadas pelo feminismo negro. Também são realizados ensaios fotográficos com intuito de combater a ditadura da beleza, que repassa a valorização da beleza europeia. E através destes, mostramos para as Pérolas Negras a importância da valorização da beleza natural. A foto é utilizada como um instrumento de regaste da autoestima, partindo do ponto educacional que a criança com autoestima baixa possui um desenvolvimento intelectual atrasado. Embora os brasileiros, em especial as mulheres negras, venham aumentando a sua presença nas instituições de ensino, passarelas de beleza/moda e locais antes considerados para pessoas “de valores”, a situação se encontra longe de onde deveria estar. Trabalhar com crianças e adolescentes negras é valorizar e reafirmar a sua importância na construção da sociedade brasileira, e valorizar as raízes e a importância que cada etnia e cultura representam na vida destas crianças. Considerando que a criança é, sim, um sujeito que ainda não encontrou o seu mundo e as suas opiniões sobre “as coisas do mundo”. Não podemos levar em consideração que a infância é singular, pelo o fato que o Brasil possui várias infâncias, várias crianças e o mais importante, essas crianças são pertencentes á várias culturas.
Palavras-chave Educação, racismo, diversidade
Forma de apresentação..... Painel
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