Resumo |
O Projeto Núcleo de Estudos e Práticas Artístico-Corporais (NEPARC) objetiva a estruturação e funcionamento de um "ESPAÇO" físico e de tempo para o desenvolvimento de atividades de cunho extensionista em interfaces com a pesquisa e produção de conhecimento a partir do corpo e/ou práticas corporais, obras de arte e propriedade intelectual. Atendendo ao propósito de pesquisa-ação, de aprofundamento a reflexão e a construção de indicadores sobre cultura e desenvolvimento nacional. O NEPARC, estabelecido na Sede do Curso de Dança da UFV, pretende fomentar, ampliar e diversificar as estratégias de sócio-interação, métodos de pesquisa, de criação e apreciação da arte nacional e internacional e, desta forma, fortalecer e sofisticar a produção acadêmica e artística, partindo do conhecimento gerado dentro da universidade. Possibilita o partilhamento dos conhecimentos desenvolvidos por estudantes e professores construídos através da aplicação de ações de pesquisa ensino e extensão. Visa, ainda, fomentar a difusão artística, promover a comunicação, o contato dos estudantes com diversas outras linguagens da arte, o fazer prático artístico, o acesso a experiência estética e técnica (para os fazeres) entre outras oportunidades implícitas em suas ações. De mesma importância, proporciona aos os participantes atuarem de forma efetiva como produtores artístico administrativos no planejamento, elaboração de projetos e produtos culturais, propondo e organizando espetáculos, mostras, festivais, eventos, ou seja, pré e pós produção cultural. As ações do projeto implicam em: 1) A criação e apresentação de espetáculos; 2) a Circulação intermunicipais e interestaduais com os espetáculos e oficinas; 3) Organização e concretização da II Mostra Artes da Cena Contemporânea; 4) A criação e funcionamento do Laboratório de Tecnologias e Performance – (LTP). Dessa forma o projeto colabora com o propósito de efetivar relações entre ensino, pesquisa e extensão provocando uma nova e criativa dinâmica, pois através da arte promove integração, acesso as diversas e novas linguagens cumprindo com o seu papel de democratização da produção de conhecimento e de senso crítico. |