Resumo |
A infectologia é um extenso ramo de estudo da medicina humana e, como tal, torna-se impossível a abordagem de todos os temas a ela relacionados na matriz curricular da graduação. Diante desse fato, foi criada, de esforço conjunto entre docentes e discentes do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, a Liga de Infectologia – a Infectio, dirigida por um grupo de discentes e coordenada por um docente do departamento. A Infectio foi desenvolvida como uma forma de compartilhamento de conhecimento entre os graduandos membros, que demandaria a busca ativa pelo conhecimento e o desenvolvimento das habilidades de exposição dialogada dos discentes, de modo a criar uma aproximação com a docência e complementar o currículo formal do curso com temas desta área do conhecimento ainda não abordados na matriz-padrão da graduação. As reuniões da Liga de Infectologia desenvolvem-se em horário extracurricular, quinzenalmente. Na primeira reunião do semestre revê-se o estatuto e definem-se as datas e a escala das exposições, feitas em duplas alternadas entre os membros da liga a cada reunião, e os temas a serem abordados em cada uma. As apresentações se dão de forma dinâmica, na forma de debates entre os membros, conduzidos pelos expositores e moderados pelo docente coordenador, de modo a superar o tradicional modelo de palestra e permite maior envolvimento, interesse e melhor aprendizado de todos os envolvidos. O início das atividades acadêmicas da Liga se deu no primeiro semestre de 2015, seguindo-se à elaboração do estatuto da Liga e registro formal da Infectio como Liga Acadêmica junto ao Departamento de Medicina e Enfermagem e de suas reuniões como Eventos de Extensão junto ao Registro de Atividades de Extensão da Universidade Federal de Viçosa. Também já foi feito o primeiro processo seletivo para admissão de novos membros e está sendo organizado uma nova seleção para o atual semestre. Apesar do pouco tempo de funcionamento, a Infectio já alcançou, assim, resultados positivos para todos os seus membros, já que todos tiveram pelo menos uma oportunidade de conduzir uma exposição dialogada, levando a um grande incremento do conhecimento de infectologia dos participantes, melhora das habilidades de exposição para um público discente e na condução de debates em mesas redondas. Infere-se assim que a estruturação de uma liga acadêmica contribui na formação dos graduandos, já que permite o desenvolvimento de várias competências, que ultrapassam a aquisição passiva de conhecimentos da área de interesse da liga, pois demandam busca ativa por informações, capacidade de argumentação, relacionamento interpessoal com os outros membros e uma boa metodologia de organização, inerente a qualquer atividade de extensão. |