Resumo |
As atividades não convencionais, pouco utilizadas muitas vezes no espaço da escola básica, parece ser uma boa alternativa para a melhoria do ensino-aprendizagem, além de possibilitar uma maior interação entre os estudantes e o desenvolvimento de trabalho em equipe, auxiliando na superação de dificuldades. Uma gincana com o tema “Unidos no uso consciente da água” foi desenvolvida pelos bolsistas do Programa PIBID, subprojeto Licenciatura em Ciências Biológicas com os alunos da Escola Estadual Effie Rolfs, parceira do programa. Diante da necessidade de conscientização para o uso racional da água, foram propostas algumas atividades lúdicas para despertar o interesse dos alunos para este tema, sendo este uma das grandes preocupações nos dias atuais, e que demanda uma discussão extremamente necessária. Os alunos dos 9º anos sob orientação dos bolsistas, executaram as seguintes atividades: Criação de um instrumento objetivando a economia de água, denominado de engenhoca, uma paródia, uma apresentação artística e, por fim, responderam às perguntas de um Quiz, sendo que, todas as atividades foram realizadas contemplando o tema o uso racional da água. Os resultados foram excelentes evidenciando que as atividades lúdicas mostram-se como um caminho alternativo podem induzir mudanças significativas na postura, empenho, mobilização e trabalho em equipe. Uma das turmas, que se considerava a pior entre as três, apresentou o melhor resultado nas atividades. Ao analisar os materiais desenvolvidos pelos alunos foi possível observar uma riqueza de conteúdo e criatividade, interdisciplinaridade e coerência com o tema, além de haver empenho e mobilização dos alunos para a obtenção de resultados de imensurável valor pedagógico, artístico e social. Após a execução das das atividades um questionário foi aplicado aos alunos permitem concluir que esta proposta contribuiu de forma expressiva nas relações de ensino-aprendizagem, uma vez que, apresentou-se como um instrumento inovador e capaz de correlacionar e integrar conhecimentos de forma prazerosa, além de ser uma alternativa que oferece suporte para lidar com as diversas dificuldades da prática pedagógica, diferentes daquelas utilizadas nos sistemas tradicionais de avaliação. |