ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Educação e meio ambiente |
Setor | Departamento de Biologia Geral |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES, UFV |
Primeiro autor | Marina Miranda Ladeira |
Orientador | Patrícia Pinheiro de Campos Fonseca Rodrigues |
Título | “Quem Sou Eu? – Biomas Brasileiros”: uma proposta alternativa para o ensino dos biomas brasileiros no ensino médio |
Resumo | LADEIRA, M.M. ¹, RODRIGUES, P.P.C.F.², TAVARES, M.G.³ Os jogos podem ser empregados com uma variedade de propósitos dentro do contexto de sala de aula. Um desses propósitos é a possibilidade de construir-se a autoconfiança e incrementar a motivação, pois os mesmos representam possibilidades de aprendizagem significativa, uma vez que os alunos interagem entre si, discutindo o assunto, a fim de obter respostas corretas e, consequentemente, ganhar o jogo. Assim, o objetivo do presente resumo foi descrever a utilização do jogo “Quem Sou Eu? – Biomas Brasileiros” em uma aula de Ciências e/ou Biologia, destacando a contribuição dessa metodologia de ensino para a aprendizagem dos alunos. O jogo foi desenvolvido por licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa e aplicado para 30 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres – ESEDRAT, na cidade de Viçosa/Minas Gerais. Considerando-se a concepção de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Jean Piaget, o jogo foi confeccionado utilizando-se recursos de fácil acesso e baixo custo financeiro, a partir do jogo “Eu sou?” da Estrela. Para isso, foram impressas imagens representativas da diversidade da fauna e da flora dos nove Biomas Brasileiros e figuras que abordavam os impactos ambientais, tais como desmatamento, queimadas e poluição atmosférica. Durante a aplicação do jogo, os alunos podiam visualizar as imagens representativas de todos os Bioma, por um período de tempo pré-determinado. Em seguida, os alunos formaram duplas e cada uma, por meio de dicas sobre o assunto, tentava reconhecer, dentro do tempo estipulado de dois minutos, qual o Bioma que representava ou estava associado à imagem selecionada. A análise da aprendizagem dos participantes da turma fez-se por meio de um questionário composto por cinco perguntas, aplicado nas formas de pré e pós-teste e por observação direta em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram assimilação eficiente do conteúdo teórico, com 68% de aproveitamento no pré-teste e um acréscimo de 7% no pós-teste, o que representou 75% de acertos. As observações feitas em sala durante atividade comprovam o desenvolvimento cognitivo dos alunos que buscaram os temas estudados, nos fatos do dia a dia, fazendo uma associação destes com o conteúdo do jogo. Tais resultados comprovam a relação direta da aprendizagem com o lúdico, demonstrando a importância da presença dos jogos em sala de aula, nos diversos campos da educação. ¹-Estudante de graduação em Ciências Biológicas/Universidade Federal de Viçosa-MG ²-Professora Efetiva da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres/Viçosa-MG ³-Professora Associada IV do Departamento de Biologia Geral/Universidade Federal de Viçosa-MG |
Palavras-chave | ensino-aprendizagem, atividades lúdicas, ciências biológicas |
Forma de apresentação..... | Painel |