Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4796

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, UFV
Primeiro autor Marina Miranda Ladeira
Orientador Patrícia Pinheiro de Campos Fonseca Rodrigues
Título “Quem Sou Eu? – Biomas Brasileiros”: uma proposta alternativa para o ensino dos biomas brasileiros no ensino médio
Resumo LADEIRA, M.M. ¹, RODRIGUES, P.P.C.F.², TAVARES, M.G.³

Os jogos podem ser empregados com uma variedade de propósitos dentro do contexto de sala de aula. Um desses propósitos é a possibilidade de construir-se a autoconfiança e incrementar a motivação, pois os mesmos representam possibilidades de aprendizagem significativa, uma vez que os alunos interagem entre si, discutindo o assunto, a fim de obter respostas corretas e, consequentemente, ganhar o jogo. Assim, o objetivo do presente resumo foi descrever a utilização do jogo “Quem Sou Eu? – Biomas Brasileiros” em uma aula de Ciências e/ou Biologia, destacando a contribuição dessa metodologia de ensino para a aprendizagem dos alunos. O jogo foi desenvolvido por licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa e aplicado para 30 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres – ESEDRAT, na cidade de Viçosa/Minas Gerais. Considerando-se a concepção de Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Jean Piaget, o jogo foi confeccionado utilizando-se recursos de fácil acesso e baixo custo financeiro, a partir do jogo “Eu sou?” da Estrela. Para isso, foram impressas imagens representativas da diversidade da fauna e da flora dos nove Biomas Brasileiros e figuras que abordavam os impactos ambientais, tais como desmatamento, queimadas e poluição atmosférica. Durante a aplicação do jogo, os alunos podiam visualizar as imagens representativas de todos os Bioma, por um período de tempo pré-determinado. Em seguida, os alunos formaram duplas e cada uma, por meio de dicas sobre o assunto, tentava reconhecer, dentro do tempo estipulado de dois minutos, qual o Bioma que representava ou estava associado à imagem selecionada. A análise da aprendizagem dos participantes da turma fez-se por meio de um questionário composto por cinco perguntas, aplicado nas formas de pré e pós-teste e por observação direta em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram assimilação eficiente do conteúdo teórico, com 68% de aproveitamento no pré-teste e um acréscimo de 7% no pós-teste, o que representou 75% de acertos. As observações feitas em sala durante atividade comprovam o desenvolvimento cognitivo dos alunos que buscaram os temas estudados, nos fatos do dia a dia, fazendo uma associação destes com o conteúdo do jogo. Tais resultados comprovam a relação direta da aprendizagem com o lúdico, demonstrando a importância da presença dos jogos em sala de aula, nos diversos campos da educação.

¹-Estudante de graduação em Ciências Biológicas/Universidade Federal de Viçosa-MG
²-Professora Efetiva da Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres/Viçosa-MG
³-Professora Associada IV do Departamento de Biologia Geral/Universidade Federal de Viçosa-MG
Palavras-chave ensino-aprendizagem, atividades lúdicas, ciências biológicas
Forma de apresentação..... Painel
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