Resumo |
O relato em destaque faz parte do Prog Inst de Bolsa de Iniciação á Docência – PIBID/Educação Infantil, realizado no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes. Essa Escola está situada no Centro de Viçosa-MG e foi criada para atender e ministrar a Educação Infantil nas modalidades de creche e pré-escola e Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, tendo como clientela os alunos das Escolas Municipais extintas, “Professora Maria José Santana” que ministrava a Educação Infantil e “Dona Nanete”, responsável pelo Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. Atuam nessa Escola 5 bolsistas de Iniciação à Docência (ID), sendo 4 atuando na pré-escola e 1 atuando na creche. Inicialmente os nossos trabalhos começaram pela visita à escola, apresentação às professoras das turmas e as crianças. Logo após, tivemos contato com o Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil e com os planejamentos anuais elaborados pela Instituição. Os trabalhos, durante o 1º semestre de 2015, foram desenvolvidos objetivando abordar as diferentes linguagens com as quais as crianças se comunicam e conhecem o mundo que a cercam - Linguagem Oral e Escrita, Linguagem Matemática, Ciências Naturais e Sociais e Linguagem Artística (Artes Plásticas, Musica e Dramática). Para abordar os diferentes conteúdos relativos às linguagens utilizamos as atividades lúdicas como metodologia de trabalho, acreditando que são de grande importância para o desenvolvimento integral das crianças. Algumas bolsistas optaram pelo trabalho com Projetos e outras por Temas Semanais propostos pela escola. Além das atividades desenvolvidas com as crianças, as bolsistas ID se reunem, 1 vez por semana, com a supervisora (bolsista PIBID) responsável para discutir questões referentes às atividades desenvolvidas com as crianças, desafios a serem enfrentados pela bolsistas, sugestões de eventos que poderiam ser desenvolvidos, conversas com as professoras de cada turma e supervisora da Educação Infantil, relatos das experiências vivenciados em sala, metas a serem seguidas e discussões de pontos positivos que o PIBID Educação Infantil (EIN) alcançou na escola. Outro momento importante nesse primeiro semestre de 2015 foi a participação no evento “Minha família, meu tesouro” da Escola.Foram confeccionados livros com a participação das crianças, suas famílias e bolsistas, sendo expostos no dia 09 de maio. Neste evento, apresentamos um mural com fotos de atividade desenvolvidas com as crianças e conversamos com as pessoas presentes sobre o que é o PIBID EIN e quais são os objetivos desse programa na Escola. Sendo assim, a partir das experiências vivenciadas percebemos o quanto essas vivencias foram importantes para a nossa formação profissional e, principalmente, nos deparamos com a importância de um bom trabalho na Educação Infantil, um trabalho que dê possibilidades da criança se desenvolver nos seus aspectos físico-motor, afetivo, social, cognitivo e moral, integrando sempre o cuidar e o educar. |