Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4795

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Claudineia Celuta de Souza
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Andreza Teixeira Guimarães Stampini, Pollyana Vargas Lessa, Raiane de Faria Souza, Rayane Soares Milagres Rocha
Título Experiências Vivenciadas no PIBID/ Educação Infantil no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes
Resumo O relato em destaque faz parte do Prog Inst de Bolsa de Iniciação á Docência – PIBID/Educação Infantil, realizado no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes. Essa Escola está situada no Centro de Viçosa-MG e foi criada para atender e ministrar a Educação Infantil nas modalidades de creche e pré-escola e Ensino Fundamental, anos iniciais e finais, tendo como clientela os alunos das Escolas Municipais extintas, “Professora Maria José Santana” que ministrava a Educação Infantil e “Dona Nanete”, responsável pelo Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano. Atuam nessa Escola 5 bolsistas de Iniciação à Docência (ID), sendo 4 atuando na pré-escola e 1 atuando na creche. Inicialmente os nossos trabalhos começaram pela visita à escola, apresentação às professoras das turmas e as crianças. Logo após, tivemos contato com o Projeto Político Pedagógico da Educação Infantil e com os planejamentos anuais elaborados pela Instituição. Os trabalhos, durante o 1º semestre de 2015, foram desenvolvidos objetivando abordar as diferentes linguagens com as quais as crianças se comunicam e conhecem o mundo que a cercam - Linguagem Oral e Escrita, Linguagem Matemática, Ciências Naturais e Sociais e Linguagem Artística (Artes Plásticas, Musica e Dramática). Para abordar os diferentes conteúdos relativos às linguagens utilizamos as atividades lúdicas como metodologia de trabalho, acreditando que são de grande importância para o desenvolvimento integral das crianças. Algumas bolsistas optaram pelo trabalho com Projetos e outras por Temas Semanais propostos pela escola. Além das atividades desenvolvidas com as crianças, as bolsistas ID se reunem, 1 vez por semana, com a supervisora (bolsista PIBID) responsável para discutir questões referentes às atividades desenvolvidas com as crianças, desafios a serem enfrentados pela bolsistas, sugestões de eventos que poderiam ser desenvolvidos, conversas com as professoras de cada turma e supervisora da Educação Infantil, relatos das experiências vivenciados em sala, metas a serem seguidas e discussões de pontos positivos que o PIBID Educação Infantil (EIN) alcançou na escola. Outro momento importante nesse primeiro semestre de 2015 foi a participação no evento “Minha família, meu tesouro” da Escola.Foram confeccionados livros com a participação das crianças, suas famílias e bolsistas, sendo expostos no dia 09 de maio. Neste evento, apresentamos um mural com fotos de atividade desenvolvidas com as crianças e conversamos com as pessoas presentes sobre o que é o PIBID EIN e quais são os objetivos desse programa na Escola. Sendo assim, a partir das experiências vivenciadas percebemos o quanto essas vivencias foram importantes para a nossa formação profissional e, principalmente, nos deparamos com a importância de um bom trabalho na Educação Infantil, um trabalho que dê possibilidades da criança se desenvolver nos seus aspectos físico-motor, afetivo, social, cognitivo e moral, integrando sempre o cuidar e o educar.
Palavras-chave Pibid, Criança, Escola
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.