| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Alimentos, nutrição e saúde humana |
| Setor | Departamento de Nutrição e Saúde |
| Bolsa | PIBEX |
| Conclusão de bolsa | Sim |
| Apoio financeiro | UFV |
| Primeiro autor | Sophia Sol Garcia Fernandino |
| Orientador | RENATA LOPES DE SIQUEIRA |
| Outros membros | ANA VLADIA BANDEIRA MOREIRA, Graziele David Batista, Isabela Queiroz Perígolo Lopes, Patrícia Amaro Andrade, Raquel Nunes Silva |
| Título | Empoderamento da comunidade escolar para inclusão da Doença Celíaca no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) |
| Resumo | No atendimento ambulatorial de crianças celíacas vinculadas ao Projeto de Extensão “Pró Celíacos – atendimento às demandas sócio-nutricionais” foi manifestada pelos pais e responsáveis a dificuldade das crianças em seguirem a dieta isenta de glúten durante o período em que se encontravam na escola, uma vez que, frequentemente, o cardápio ofertado é composto por preparações compostas desta proteína. Desta demanda nasceu, em 2014, o projeto de Extensão “Pró-Celíacos III: Promoção da inclusão alimentar dos portadores de Doença Celíaca no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da rede pública de ensino do município de Viçosa-MG”, cujo objetivo é promover o acesso indiscriminado dos escolares portadores de Doença Celíaca à Alimentação Escolar. Como referencial teórico metodológico o projeto tem adotado a noção de empoderamento elaborada por Amartya Sen, de Educação Libertadora de Paulo Freire e de Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA) proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizagem e mediante diagnóstico situacional preliminar, foram realizadas até o presente momento 04 oficinas de capacitações sobre DHAA e Doença Celíaca (DC) que envolveu 17 diretores e 37 merendeiras da rede pública, a nutricionista, os agricultores familiares e os membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), todos vinculados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Também foi realizada na 86ª Semana do Fazendeiro, promovida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa o curso “Merenda sem glúten: a agricultura familiar contribuindo para a alimentação saudável nas escolas”. Este curso englobou 03 palestras e 02 oficinas culinárias para 11 agricultores familiares e 09 membros CAE vinculados ao PNAE. Ademais, foi elaborada e distribuída uma cartilha informativa sobre DHAA e Doença Celíaca. As próximas metas do projeto incluem empoderar os professores, pais e/ou responsáveis e os próprios escolares sobre DHAA e Doença Celíaca; a elaboração de um projeto de lei junto ao poder legislativo local visando a provisão, proteção, promoção e o respeito ao DHAA dos portadores de Doença Celíaca e/ou outras intolerâncias/alergias alimentares no âmbito do PNAE, a publicação de um artigo científico sobre políticas públicas de SAN voltadas para os portadores de Doença Celíaca e a realização de 02 oficinas culinárias isentas de glúten para merendeiras/cantineiras e nutricionistas. Os resultados alcançados indicam uma apropriação significativa da comunidade escolar sobre DHAA na realização do PNAE, e dar continuidade as atividades educativas de forma a assegurar aos escolares portadores de Doença Celíaca e/ou outras intolerâncias/ alergias alimentares o usufruto de uma alimentação adequada as suas condições de saúde. |
| Palavras-chave | Doença Celíaca, Direito Humano a Alimentação Adequada, Alimentação Escolar |
| Forma de apresentação..... | Painel |