Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4783

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Allan Arnon de Magalhães
Orientador MARLI REGINA DOS SANTOS
Outros membros Vanessa da Luz Vieira
Título O Laboratório de Ensino de matemática auxiliando na formação de professores.
Resumo Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) “a Matemática deverá ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação”. Por outro lado, nota-se que a formação dos futuros professores que irão atuar na Educação Básica, muitas vezes, acaba se voltando para a formação específica do conteúdo matemático, deixando de lado aspectos pedagógicos e metodológicos do seu ensino que possam auxiliar o futuro professor a atingir tais objetivos em suas turmas. No sentido de aproximar o licenciando de experiências que possam enriquecer a sua formação docente, o projeto "Laboratório de Ensino de Matemática" busca criar um espaço onde ele possa conhecer e vivenciar recursos que poderão contribuir com a sua prática. Seguindo esse designo, o projeto propõe aos futuros professores formas alternativas ao ensino dos conteúdos matemáticos, buscando sempre despertar o interesse pelo tema e diminuir o bloqueio em relação a essa disciplina. Por este motivo buscou-se, através do uso e implementação do laboratório de ensino de matemática, oferecer suporte aos licenciandos, por meio de recursos concretos e lúdicos, com o objetivo de engajar os alunos de ensino básico ativamente em seus processos de aprendizagem, como proposto por Skovsmose (2003) em seu artigo Cenários para investigação. O principal objetivo deste trabalho é criar, experienciar, avaliar e compartilhar recursos didáticos elaborados no contexto de um laboratório de ensino de matemática, que é um ambiente propício para estimular o licenciando a avançar por novas metodologias, incitando seu espírito investigativo e criando um espaço para a realização das disciplinas de Educação Matemática. Para isto, as atividades se dividiram em criação de recursos elaboração de manuais de uso destes recursos, preparação e realização de oficinas nas disciplinas de prática de ensino e visitas orientadas com alunos do ensino básico, com objetivo de avaliar recursos elaborados. Observou-se, após a realização das atividades, que o laboratório de ensino de matemática possui grande importância e valor para os professores ou futuro professores de matemática, pois os recursos ali desenvolvidos auxiliam na visualização e experimentação de conteúdos abstratos, contribuindo para que as aulas se tornarem diferenciadas. Os recursos auxiliam nas demonstrações de conceitos matemáticos e, também, contribuem para a desmistificação do conteúdo “Matemática”. Constatou-se que o laboratório é bem visto e aceito também por alunos de ensino básico que consideraram as atividades ali elaboradas e realizadas como esclarecedoras e divertidas. Estes aspectos revelam a importância de se investir na criação de laboratórios que possam contribuir com uma formação mais ampla, munindo o professor de experiências que venham a auxiliar na sua prática em sala de aula.
Palavras-chave Formação de Professores, Laboratório de Ensino de Matemática, Ensino de Matemática
Forma de apresentação..... Painel
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