Resumo |
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) “a Matemática deverá ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação”. Por outro lado, nota-se que a formação dos futuros professores que irão atuar na Educação Básica, muitas vezes, acaba se voltando para a formação específica do conteúdo matemático, deixando de lado aspectos pedagógicos e metodológicos do seu ensino que possam auxiliar o futuro professor a atingir tais objetivos em suas turmas. No sentido de aproximar o licenciando de experiências que possam enriquecer a sua formação docente, o projeto "Laboratório de Ensino de Matemática" busca criar um espaço onde ele possa conhecer e vivenciar recursos que poderão contribuir com a sua prática. Seguindo esse designo, o projeto propõe aos futuros professores formas alternativas ao ensino dos conteúdos matemáticos, buscando sempre despertar o interesse pelo tema e diminuir o bloqueio em relação a essa disciplina. Por este motivo buscou-se, através do uso e implementação do laboratório de ensino de matemática, oferecer suporte aos licenciandos, por meio de recursos concretos e lúdicos, com o objetivo de engajar os alunos de ensino básico ativamente em seus processos de aprendizagem, como proposto por Skovsmose (2003) em seu artigo Cenários para investigação. O principal objetivo deste trabalho é criar, experienciar, avaliar e compartilhar recursos didáticos elaborados no contexto de um laboratório de ensino de matemática, que é um ambiente propício para estimular o licenciando a avançar por novas metodologias, incitando seu espírito investigativo e criando um espaço para a realização das disciplinas de Educação Matemática. Para isto, as atividades se dividiram em criação de recursos elaboração de manuais de uso destes recursos, preparação e realização de oficinas nas disciplinas de prática de ensino e visitas orientadas com alunos do ensino básico, com objetivo de avaliar recursos elaborados. Observou-se, após a realização das atividades, que o laboratório de ensino de matemática possui grande importância e valor para os professores ou futuro professores de matemática, pois os recursos ali desenvolvidos auxiliam na visualização e experimentação de conteúdos abstratos, contribuindo para que as aulas se tornarem diferenciadas. Os recursos auxiliam nas demonstrações de conceitos matemáticos e, também, contribuem para a desmistificação do conteúdo “Matemática”. Constatou-se que o laboratório é bem visto e aceito também por alunos de ensino básico que consideraram as atividades ali elaboradas e realizadas como esclarecedoras e divertidas. Estes aspectos revelam a importância de se investir na criação de laboratórios que possam contribuir com uma formação mais ampla, munindo o professor de experiências que venham a auxiliar na sua prática em sala de aula. |