Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4778

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, UFV
Primeiro autor Vitor Alves da Silveira
Orientador CLAUDIO COELHO DE PAULA
Outros membros Andressa Marques da Silva, Letícia Quirino Moreira, Lúcia Magalhães Torres Bueno, Maiky Lopes Paulo, Wellington Matheus de Paula Maia
Título Parque Interativo de Botânica
Resumo No ensino de Botânica nas escolas públicas do Brasil, a abordagem é geralmente teórica e carece de muitas melhorias na qualidade do seu processo metodológico. Dentro deste contexto, foi implantado o Parque Interativo de Botânica (PIB) no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com apoio do CNPq e FAPEMIG. O PIB, localizado na Unidade de Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae - UPCB (Bromeliário), é um espaço de ciência com uma área total de 2.400 m2 dividido em cinco setores: túnel evolutivo, maquetes interativas, jardim temático dos biomas/ecossistemas brasileiros, oficina do conhecimento e a coleção botânica de Bromeliaceae, considerada uma das maiores coleções institucionais de bromélias do Brasil. O objetivo do Parque Interativo de Botânica é estimular o ensino de botânica por meio de metodologias práticas e interativas, bem como pela conscientização ambiental de forma ampla, tendo como seus objetivos específicos: contribuir para a popularização da Botânica e aumento dos índices de visitação nos espaços de ciências da UFV; melhorar a interatividade do ensino de Botânica por meio da capacitação de professores; ampliar as atividades de extensão registradas pelo Departamento de Biologia Vegetal e promover a atividade científica como parte do processo ensino-aprendizagem nas instituições de ensino. As ações de extensão desenvolvidas no PIB consistem nas visitas monitoradas para estudantes do ensino fundamental, médio e superior, acompanhamento de visitas espontâneas, cursos na Semana do Fazendeiro (74 participantes), participação na Semana dos Museus (94) e realização de minicurso na Semana Acadêmica do Centro Acadêmico da Agronomia (22). Também são realizadas palestras, orientações sobre cultivo, manejo e conservação de bromélias, identificação de espécies vegetais e desenvolvimento de atividades articuladas com outros espaços de ciência da UFV. As visitações realizadas até o mês de agosto de 2015, contabilizam 347 registros no RAEX. Diante do exposto, as atividades iniciadas em maio de 2015 já permitem constatar a demanda crescente pelo uso deste espaço de ciência na região de Viçosa. Neste processo, o PIB contribuirá efetivamente na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem na área de Botânica e popularização da ciência através das atividades de extensão.
Palavras-chave Educação, Botânica, Meio Ambiente.
Forma de apresentação..... Oral
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