Resumo |
No ensino de Botânica nas escolas públicas do Brasil, a abordagem é geralmente teórica e carece de muitas melhorias na qualidade do seu processo metodológico. Dentro deste contexto, foi implantado o Parque Interativo de Botânica (PIB) no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com apoio do CNPq e FAPEMIG. O PIB, localizado na Unidade de Pesquisa e Conservação de Bromeliaceae - UPCB (Bromeliário), é um espaço de ciência com uma área total de 2.400 m2 dividido em cinco setores: túnel evolutivo, maquetes interativas, jardim temático dos biomas/ecossistemas brasileiros, oficina do conhecimento e a coleção botânica de Bromeliaceae, considerada uma das maiores coleções institucionais de bromélias do Brasil. O objetivo do Parque Interativo de Botânica é estimular o ensino de botânica por meio de metodologias práticas e interativas, bem como pela conscientização ambiental de forma ampla, tendo como seus objetivos específicos: contribuir para a popularização da Botânica e aumento dos índices de visitação nos espaços de ciências da UFV; melhorar a interatividade do ensino de Botânica por meio da capacitação de professores; ampliar as atividades de extensão registradas pelo Departamento de Biologia Vegetal e promover a atividade científica como parte do processo ensino-aprendizagem nas instituições de ensino. As ações de extensão desenvolvidas no PIB consistem nas visitas monitoradas para estudantes do ensino fundamental, médio e superior, acompanhamento de visitas espontâneas, cursos na Semana do Fazendeiro (74 participantes), participação na Semana dos Museus (94) e realização de minicurso na Semana Acadêmica do Centro Acadêmico da Agronomia (22). Também são realizadas palestras, orientações sobre cultivo, manejo e conservação de bromélias, identificação de espécies vegetais e desenvolvimento de atividades articuladas com outros espaços de ciência da UFV. As visitações realizadas até o mês de agosto de 2015, contabilizam 347 registros no RAEX. Diante do exposto, as atividades iniciadas em maio de 2015 já permitem constatar a demanda crescente pelo uso deste espaço de ciência na região de Viçosa. Neste processo, o PIB contribuirá efetivamente na melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem na área de Botânica e popularização da ciência através das atividades de extensão. |