Resumo |
O PIBID/Pedagogia/UFV (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) permite que o licenciando vivencie em escolas municipais de Viçosa/MG a articulação da educação especial na proposta da educação inclusiva. Entre as atuações deste projeto está o atendimento a alunos com baixa visão, que se caracteriza pela alteração da capacidade funcional da visão, decorrente de inúmeros fatores isolados ou associados como: baixa acuidade visual significativa, redução importante do campo visual, alterações corticais e/ou de sensibilidade aos contrastes que interferem ou limitam o desempenho visual do indivíduo. Com objetivo de favorecer a aprendizagem do aluno portador da baixa visão, a bolsista desenvolveu durante o primeiro semestre, atuações com jogos alfabetizadores e acompanhamento das atividades acadêmicas, as quais foram registradas descritivamente em forma de relatório pós-evento. As ações aconteceram no Centro Educacional Municipal Dr. Januário de Andrade Fontes, no 1º ano do ensino fundamental onde havia um aluno com baixa visão, o qual também frequentava a sala de recursos multifuncional no contra turno escolar. A sua maior dificuldade estava relacionada à alfabetização, no reconhecimento das letras, o que também era presente em outros alunos. Para sanar essa dificuldade foram realizadas atividades com jogos alfabéticos com a turma, como o boliche e o bingo de letras e, o bingo de sílabas. Os jogos foram adaptados a fim de atender as necessidades do aluno com baixa visão, contendo letras ampliadas e em formato de fácil visualização, além do contraste da forma com o fundo do papel, o que permitia a visualização do aluno com baixa visão. Na medida em que iam sendo realizados os jogos, os alunos ficaram mais familiarizados com o alfabeto, conseguiram identificar as letras, formar sílabas simples e realizar as atividades escritas propostas. Houve avanços no processo de alfabetização, com alguns alunos ingressando no nível pré-silábico, dentre eles o aluno com baixa visão, o que mostrou ser uma evolução em relação ao início do trabalho. Os resultados obtidos mostraram que a adaptação do material didático para atender as especificidades do aluno é necessária e, cabe ao professor, identificar e fornecer o material para a realização das atividades. Essa adaptação de recurso e o uso de jogos serviram de facilitadores na aprendizagem tornando o ensino interessante, divertido e propiciando o interesse dos alunos nas atividades. Notou-se ainda que a cooperação estabelecida na realização dos jogos favoreceu um ambiente acolhedor e promoveu o respeito às diferenças. Espera-se que estas práticas mobilizem mais ações dos docentes da escola para fortalecer a inclusão escolar de vários alunos e garantir seu percurso educacional e ao mesmo tempo, dos licenciandos em seus campos futuros de trabalho. |