Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4777

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Vaneide Aparecida da Silva
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros ALZIRA MARIA LEAL COELHO, Maria Aparecida Fontes
Título Desenvolvendo a alfabetização no PIBID com aluno de baixa visão
Resumo O PIBID/Pedagogia/UFV (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) permite que o licenciando vivencie em escolas municipais de Viçosa/MG a articulação da educação especial na proposta da educação inclusiva. Entre as atuações deste projeto está o atendimento a alunos com baixa visão, que se caracteriza pela alteração da capacidade funcional da visão, decorrente de inúmeros fatores isolados ou associados como: baixa acuidade visual significativa, redução importante do campo visual, alterações corticais e/ou de sensibilidade aos contrastes que interferem ou limitam o desempenho visual do indivíduo. Com objetivo de favorecer a aprendizagem do aluno portador da baixa visão, a bolsista desenvolveu durante o primeiro semestre, atuações com jogos alfabetizadores e acompanhamento das atividades acadêmicas, as quais foram registradas descritivamente em forma de relatório pós-evento. As ações aconteceram no Centro Educacional Municipal Dr. Januário de Andrade Fontes, no 1º ano do ensino fundamental onde havia um aluno com baixa visão, o qual também frequentava a sala de recursos multifuncional no contra turno escolar. A sua maior dificuldade estava relacionada à alfabetização, no reconhecimento das letras, o que também era presente em outros alunos. Para sanar essa dificuldade foram realizadas atividades com jogos alfabéticos com a turma, como o boliche e o bingo de letras e, o bingo de sílabas. Os jogos foram adaptados a fim de atender as necessidades do aluno com baixa visão, contendo letras ampliadas e em formato de fácil visualização, além do contraste da forma com o fundo do papel, o que permitia a visualização do aluno com baixa visão. Na medida em que iam sendo realizados os jogos, os alunos ficaram mais familiarizados com o alfabeto, conseguiram identificar as letras, formar sílabas simples e realizar as atividades escritas propostas. Houve avanços no processo de alfabetização, com alguns alunos ingressando no nível pré-silábico, dentre eles o aluno com baixa visão, o que mostrou ser uma evolução em relação ao início do trabalho. Os resultados obtidos mostraram que a adaptação do material didático para atender as especificidades do aluno é necessária e, cabe ao professor, identificar e fornecer o material para a realização das atividades. Essa adaptação de recurso e o uso de jogos serviram de facilitadores na aprendizagem tornando o ensino interessante, divertido e propiciando o interesse dos alunos nas atividades. Notou-se ainda que a cooperação estabelecida na realização dos jogos favoreceu um ambiente acolhedor e promoveu o respeito às diferenças. Espera-se que estas práticas mobilizem mais ações dos docentes da escola para fortalecer a inclusão escolar de vários alunos e garantir seu percurso educacional e ao mesmo tempo, dos licenciandos em seus campos futuros de trabalho.
Palavras-chave Baixa visão, alfabetização, educação especial
Forma de apresentação..... Painel
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