Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4773

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, Outros
Primeiro autor Camila Carla da Fonseca
Orientador SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA
Outros membros Danielle Batista Moreira da Silva Paiva, Leydiane Ribeiro da Conceicao, Luana Fernandes Silva Paes, Luanne Aparecida Vilela Lima, Mirian Silva de Paula, Raquel Maria de Oliveira, Simone Martins Gomes, Taise Aparecida de Oliveira
Título Série Divulgação da Ciência Volume 1. Uma experiência de Popularização da Ciência. O caso de estudantes de ensino médio em escola pública estadual, Viçosa, Minas Gerais ¹
Resumo Os transgênicos ou OGM’s (Organismos Geneticamente Modificados) têm ocupado espaço no cotidiano das pessoas, principalmente por meio da alimentação. As prateleiras de supermercados estão recheadas de alimentos advindos da transgenia. Muitas das vezes torna-se a única opção do consumidor que frequentemente não sabe o que está comprando, por isso a importância desse estudo. Nesta perspectiva o estudo objetivou analisar o conhecimento prévio que as pessoas têm a respeito deste tema, verificar se a informação está sendo direcionada de forma correta, e quando não existe, incentivar a busca da mesma. Por isso o trabalho foi realizado em ambiente escolar, pois acreditamos que a partir dos alunos a informação chegue de forma mais efetiva às famílias e por consequência à comunidade local. De forma mais ampla o estudo objetivou: conhecer o aprendizado prévio dos alunos a respeito dos OGM’s; apresentar informações da aplicação dos transgênicos em áreas diferentes do cotidiano individual e familiar; e auxiliar na elaboração de feiras e projetos, destinados ao tema: transgênicos. O estudo foi realizado no município de Viçosa-MG, na Escola Estadual municipal, tendo como amostra, alunos do terceiro ano do ensino médio. No ano de 2014 foi realizada uma atividade de produção de texto junto aos alunos do terceiro ano a partir de reportagem divulgada na página de “Notícias da UFV”, sobre planta transgênica resistente à seca desenvolvida pelo INCTIPP. O texto produzido buscou abordar a opinião do estudante sobre a tecnologia apresentada na reportagem e como ela afeta positiva e negativamente o cotidiano dos mesmos. Tal atividade objetivou a estruturação da “Série Divulgação da Ciência” que teve como meta se colocar como meio de popularizar o conhecimento científico gerado pelas Instituições Públicas de Ensino, a exemplo o INCTIPP. Para desenvolver a atividade realizaram-se encontros envolvendo a discussão de temas relacionados à aplicação da transgenia em diversas áreas, saúde, vestuário e alimentação, sendo base para auxiliar na compreensão e desenvolvimento dos trabalhos. Os resultados foram divulgados e discutidos nos encontros, exposição de filmes, mostra de notícias de jornal ou internet, no mural da escola, na “Mostra de Conhecimento” da Universidade de Viçosa, MG e Feira de Ciências. Evidenciou-se que, o conhecimento é importante para oferecer aos indivíduos ferramentas necessárias a análise das situações diversas do cotidiano, em relação aos OGMs. Portanto é necessário o empenho na popularização da ciência para que, os usuários deste conhecimento científico possam estar cientes das implicações das biotecnologias em seu cotidiano, para que sejam capazes de escolher entre o uso ou não. E a “Série Divulgação da Ciência” se apresentou como um bom instrumento de popularização do conhecimento científico organizado no âmbito das IES.
Palavras-chave Transgênicos, Conhecimento, Cotidiano
Forma de apresentação..... Painel
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