Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem por objetivo o aperfeiçoamento e a valorização de professores da rede pública de ensino. Esse programa envolve licenciandos que desenvolvem atividades didático-pedagógicas junto aos estudantes das escolas de educação básica. O subprojeto Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade é um projeto da Geografia que atua na Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes, localizada no centro de Viçosa-MG. A localização torna a escola como um ponto estratégico de política educacional por pertencer à área central, atendendo os estudantes oriundos de diversas regiões da cidade. Dentre as diversas atividades realizadas durante o projeto, destacam-se oficinas didáticas focando temas diversos. Neste trabalho, a oficina desenvolvida no projeto e que será debatida teve como finalidade possibilitar ao estudante uma percepção atual da formação da cidade, ligada a um processo histórico, no qual ocorre a ação de distintos agentes sociais de modo que se relacionam em diversas escalas. Através dessas práticas a cidade passa a ter uma função educadora, pois as constantes relações com os objetos faz com que o ser interaja e produza espaços e vivências. Portanto, provocar os estudantes a realizarem análises sobre o espaço central, quais as funções esses espaços exercem, bem como interpretar quais os fatores gerais da dinâmica histórica da formação desse espaço, compreendendo as diversas funções e valores simbólicos que carregam é uma forma de trabalhar diferentes paisagens da cidade de Viçosa, ou seja, o ensino da geografia que abarque a realidade dos estudantes. Para a realização do projeto foram ministrados três encontros, sendo que os dois primeiros aconteceram na biblioteca da escola, mesclando a teoria com atividades praticas e o último momento, a campo. As partes teóricas se destinaram em caracterizar as questões conceituais de paisagem e históricas, bem como oferecer subsídios aos alunos para as atividades práticas a serem feitas posteriormente. As oficinas foram ministradas pelos bolsistas, dois em cada etapa, permitindo aos estudantes construírem materiais como maquetes, cartazes e produções textuais. O trabalho de campo foi realizado em conjunto pelas duplas de bolsistas. O roteiro seguiu como base os locais determinantes no processo de ocupação da cidade de Viçosa, tais como: a Capela da Rua dos Passos, Estação Ferroviária, Praça Silviano Brandão e a avenida P.H. Rolfs. Ao longo da experiência foi observado o grande interesse dos estudantes nas atividades práticas e também no trabalho de campo. Além disso, as práticas realizadas possibilitaram exceder os temas propostos, como debate sobre a questão ambiental e social. Ao final das oficinas percebemos da importância do conteúdo abordado e também a necessidade de trabalhar a realidade dos estudantes como forma de exercitar a prática cidadã. |