Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4771

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor André Luiz Miranda Reis
Orientador WAGNER BARBOSA BATELLA
Outros membros Bárbara Wenner, Sínthia Luzia de Oliveira, Wenderson Almeida de Souza
Título O ensino da geografia na compreensão da importância da cidade como produtora de diversos olhares.
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem por objetivo o aperfeiçoamento e a valorização de professores da rede pública de ensino. Esse programa envolve licenciandos que desenvolvem atividades didático-pedagógicas junto aos estudantes das escolas de educação básica. O subprojeto Ensino de Geografia e Interdisciplinaridade é um projeto da Geografia que atua na Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes, localizada no centro de Viçosa-MG. A localização torna a escola como um ponto estratégico de política educacional por pertencer à área central, atendendo os estudantes oriundos de diversas regiões da cidade. Dentre as diversas atividades realizadas durante o projeto, destacam-se oficinas didáticas focando temas diversos. Neste trabalho, a oficina desenvolvida no projeto e que será debatida teve como finalidade possibilitar ao estudante uma percepção atual da formação da cidade, ligada a um processo histórico, no qual ocorre a ação de distintos agentes sociais de modo que se relacionam em diversas escalas. Através dessas práticas a cidade passa a ter uma função educadora, pois as constantes relações com os objetos faz com que o ser interaja e produza espaços e vivências. Portanto, provocar os estudantes a realizarem análises sobre o espaço central, quais as funções esses espaços exercem, bem como interpretar quais os fatores gerais da dinâmica histórica da formação desse espaço, compreendendo as diversas funções e valores simbólicos que carregam é uma forma de trabalhar diferentes paisagens da cidade de Viçosa, ou seja, o ensino da geografia que abarque a realidade dos estudantes. Para a realização do projeto foram ministrados três encontros, sendo que os dois primeiros aconteceram na biblioteca da escola, mesclando a teoria com atividades praticas e o último momento, a campo. As partes teóricas se destinaram em caracterizar as questões conceituais de paisagem e históricas, bem como oferecer subsídios aos alunos para as atividades práticas a serem feitas posteriormente. As oficinas foram ministradas pelos bolsistas, dois em cada etapa, permitindo aos estudantes construírem materiais como maquetes, cartazes e produções textuais. O trabalho de campo foi realizado em conjunto pelas duplas de bolsistas. O roteiro seguiu como base os locais determinantes no processo de ocupação da cidade de Viçosa, tais como: a Capela da Rua dos Passos, Estação Ferroviária, Praça Silviano Brandão e a avenida P.H. Rolfs. Ao longo da experiência foi observado o grande interesse dos estudantes nas atividades práticas e também no trabalho de campo. Além disso, as práticas realizadas possibilitaram exceder os temas propostos, como debate sobre a questão ambiental e social. Ao final das oficinas percebemos da importância do conteúdo abordado e também a necessidade de trabalhar a realidade dos estudantes como forma de exercitar a prática cidadã.
Palavras-chave Ensino de Geografia, Oficinas, Evolução da Paisagem.
Forma de apresentação..... Painel
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