Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4769

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Andreza Teixeira Guimarães Stampini
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Outros membros Marina Reis Milagres, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES, Paola Santana Silva
Título Relato de experiência: Relação entre as famílias e as escolas atendidas pelo PIBID-EIN
Resumo As crianças e adolescentes do Brasil têm os seus direitos resguardados por um conjunto de normas que visam a sua proteção integral, denominado Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (1990). Dentre estas normas encontra-se o dever dos pais de matricular seus filhos em instituições de ensino, sendo configurada a não matricula como delito de abandono intelectual. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB (1996) também apresenta como dever dos pais em parceria com a instituição zelar pela frequência das crianças à escola. Apesar da Lei ainda estar restrita a partir do ensino fundamental, também se aplica a educação infantil, especificamente a obrigatoriedade do ensino de 4 a 6 anos.E, como dever da instituição, articular-se com a família. No entanto, a relação família-escola passa por vários dilemas relacionados ao papel que cada um deve desempenhar na educação das crianças, como a responsabilidade que por vezes é passada para a escola no que se refere a suprir o papel da família na educação das crianças. Este trabalho se baseia nas observações de três bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto PIBID-EIN do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa, de atividades e eventos proporcionados pelas instituições com a finalidade de promover a integração entre essas duas instituições. O objetivo foi conhecer a realidade da relação família X escola enriquecer a fundamentação teórica e relacioná-la com a prática, e realizar trocas de saberes com os professores, podendo contribuir com a escola e possibilitar o desenvolvimento integral das crianças. Identificamos, no período observado, que há busca da integração família-escola tanto por parte da família que participa dos eventos quanto por parte da escola que é a promotora dos mesmos. Porém, é necessário viabilizar uma maior interação entre a família e a escola, por meio de um Programa de Envolvimento da Família, seja na organização dos eventos nas instituições e atividades que contem com a participação da família. Este trabalho sobre a integração família X escola foi de grande importância para as crianças, pois pudemos reconhecer a demanda de atividades por parte da instituição relacionadas à família nas escolas que atuamos. Inferimos que por meio de intervenções haja possibilidade de integração ainda mais efetiva entre essas duas instituições possibilitando se estreitarem ainda mais, tendo relação direta com o desenvolvimento integral das crianças. Por compreendermos que a relação escola X criança X família é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, e conhecendo-se mais sobre a realidade dessa relação nas escolas que nos recebem, este trabalho serviu como incentivo para nos empenharmos para alcançarmos também as famílias por meio de nossas intervenções, respeitando e compreendendo a singularidade de cada uma e contribuindo para os estudos nessa área.
Palavras-chave Criança, família, escola
Forma de apresentação..... Painel
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