Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4766

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Jamille Mylena de Freitas Gomes
Orientador WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA
Título A escolha do estabelecimento de ensino em Viçosa/MG:
Resumo Este estudo objetivou compreender e interpretar as estratégias de escolha do estabelecimento de ensino médio empreendidas pelas famílias e suas relações com o quase-mercado educacional da cidade de Viçosa (MG), enfocando a lógica de ação dos estabelecimentos de ensino. Os dados apresentados nesse trabalho se referem a um estabelecimento de ensino que oferta toda a educação básica e integra a rede privada local. A geração de dados se deu por meio de levantamento de dados nesse estabelecimento sobre o local de residência dos estudantes do primeiro ano do ensino médio, a ocupação dos pais e o tipo de estabelecimento de ensino do qual provieram e pela realização de entrevista com gestores da escola. Os dados gerados indicam diferenças existentes na estrutura e nas dinâmicas do estabelecimento analisado se comparados a outros estabelecimentos privados, o qual, desde a sua criação, goza de boa reputação no contexto local, tendo como um dos indicadores de qualidade sua proposta pedagógica que é vista como inovadora. As famílias que escolhem esse estabelecimento e o fazem optando pela sua condição de inovador são aquelas que detêm os recursos simbólicos para a compreensão dessa característica e de sua importância e adequação à formação de seus filhos. A posição do estabelecimento pesquisado na hierarquia é favorável, o que contribui para a atração de um alunado cuja composição social é relativamente homogênea. A localização, a qualidade e a composição social do alunado parecem os elementos que mais influenciaram os pais na escolha desse estabelecimento de ensino. A procedência de estudantes que cursam o primeiro ano do ensino médio nesse estabelecimento, os quais provieram de instituições de ensino fundamental públicas ou privadas de menor prestígio, indiciam a mobilização de algumas famílias para que seus filhos frequentem o "melhor" estabelecimento de ensino médio, tendo em vista o interesse que os mesmos ingressem na educação superior.Os casos de transferência dos filhos no final do ensino fundamental de estabelecimentos públicos para privados também indicam que as atitudes das famílias, nessa etapa de escolarização, se tornam mais intensas e diversificadas, e guardam relação com o desempenho escolar dos filhos.
Palavras-chave escolha do estabelecimento de ensino, práticas educativas familiares, lógicas de ação dos estabelecimentos
Forma de apresentação..... Painel
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