Resumo |
Por intermédio do Programa de Iniciação à Docência, Pibid-História, que tem por objetivo entender as práticas docentes e a construção dos saberes, desenvolvemos a atividade intitulada Jogo do Tapete na Escola Estadual Effie Rolfs, sob a supervisão da professora Maria Alice Mota. O jogo é composto por quatro peças de panos que possuem cerca de dois metros, que se assemelham a um tabuleiro gigante. Quatro jogadores participam por vez, sendo que em determinadas etapas eles são obrigados a responder uma pergunta para avançar as casas. Uma caixa que contém números e determinações especiais é a ferramenta que move os participantes, definindo pela sorte o progresso do jogo. Foi dado como vencedor todos que conseguiram completar o circuito formado pelo conjunto de tapetes. A participação priorizou aqueles que manifestaram o desejo de integrar o jogo, aqueles que não participaram efetivamente deste exercício puderam acompanhar as rodadas e responder as questões formuladas que os jogadores não acertaram. A iniciativa tornou-se necessária a partir do momento em que as observações indicavam que era preciso mobilizar as turmas que não se interessavam por História pela ausência de um sentido desta no cotidiano. Através destas atividades, buscamos dar continuidade à forma tradicional de ensino, estendendo-o a uma experiência voltada para a participação dos estudantes, que foram estimulados a partir do acompanhamento, reflexão de textos e esclarecimento de dúvidas. Cabe destacar o caráter revisionista da atividade que serve como um reforço positivo, prezando pelo conhecimento em detrimento da memorização. Uma lista de exercícios com caça palavras e cruzadinhas serviu como referencial para a preparação dos jogadores. O projeto foi aplicado com turmas do 6° e 7° Ano de Ensino Fundamental e 3° Ano do Ensino Médio, entre 2014 e 2015. O resultado foi bem avaliado, pois, apesar do tempo disponível para realizar tal atividade ter sido limitado, o envolvimento dos estudantes foi significativo, tendo em vista que mostrou um lado positivo da competição em que valoriza a aprendizagem. |