Resumo |
Quando falamos em infância, não podemos nos referir a esta etapa da vida como algo abstrato, mas como um conjunto de fatores que institui determinadas posições que incluem a família, a escola, e a construção social em determinado momento histórico, entre outros aspectos que influenciam para que haja determinados modos de pensar e viver a infância. Desde o século XII até a atualidade a sociedade vem criando conceitos e modelos para infância, além de mecanismos que a valorizem, principalmente a infância pobre e desvalida que é diferenciada da infância das classe média e alta. Viçosa tal como o Brasil se mostra uma cidade de contrastes marcantes, e podemos confirmar isto através das inúmeras organizações sociais existentes, em especial as que trabalham com atendimento à crianças de 0 a 6 anos das camadas populares que, teoricamente, vivem em situação de risco ou vulnerabilidade. O que justifica a relevância de pesquisas voltadas para o estudo das entidades que prestam atendimento à infância em situação de vulnerabilidade social, é a possibilidade de identificar e descrever o tipo de atendimento, identificando as contradições existentes entre a legislação e a filantropia e sua regulação. Essa análise pode contribuir trazendo para o município a possibilidade da criar politicas públicas que venham atender de maneira efetiva essas organizações da sociedade civil que veem contribuir para a efetivação do atendimento à educação infantil do município. Essa parte do estudo objetivou realizar o levantamento dessas instituições não governamentais cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social no Município de Viçosa, classificar e caracterizar as entidades cadastradas. Em um segundo momento objetivará identificar a representação dos funcionários, sendo eles professores, monitores, coordenadores e;ou diretores sobre o atendimento dessas instituições. O resultado da primeira etapa identificou a existência de 26 instituições cadastrado no Conselho Municipal de Assistência Social. Destas, 11 instituições atendem crianças de até 6 anos de idade sendo 9 selecionadas para a segunda parte do estudo em decorrência da não autorização para participação de 2 delas. O trabalho até o momento foi feito através de análise documental das entidades, como Estatutos, Títulos de Utilidades Públicas, relatórios contidos na Secretaria de Assistência Social, e através de entrevistas realizadas junto à direção das entidades, onde pudemos verificar a sociedade civil organizada cumprindo parte da função do município, ou seja, a educação infantil é de responsabilidade do município, que não atende toda população que necessita, principalmente em bairros periféricos, tendo a sociedade civil parceira nesse atendendo. A questão a ser verificada é qual a responsabilidade da sociedade civil e qual do município, já que a educação infantil é parte da educação básica e uma política pública de extrema importância. |