Resumo |
O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) é um órgão vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV) que foi fundado com o principal objetivo de aproximar a produção de conhecimento científico da academia (setor público) e as empresas de inovação tecnológica (setor privado) e, consequentemente, incentivar o desenvolvimento de Viçosa e região.O CenTev é composto por quatro unidades: Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ); Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT); Central de Empresas Juniores (CEMP); e Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (NUDESE). As quatro unidades formam um ambiente propício ao empreendedorismo, à inovação de base tecnológica, sem deixar de lado a responsabilidade com o bem estar social da comunidade da região.A Assessoria de Comunicação do CenTev (AsCom), além da produção de conteúdo de comunicação e marketing, relativo ao CenTev e às suas quatro unidades, presta serviços de assessoria para as empresas e projetos vinculados à IEBT e ao tecnoPARQ.O objetivo deste trabalho é analisar os serviços de assessoria de comunicação prestados às empresas do CenTev, principalmente aos projetos do Programa de Pré-incubação da IEBT.Durante a execução dos serviços de assessoria de comunicação, os responsáveis pelos projetos pré-incubados foram orientados em relação à criação da identidade visual do projeto e à administração de plataformas virtuais (Facebook, LinkedIn, websites) para a divulgação, apresentação pública da marca e aproximação com o público alvo.A identidade visual de uma empresa é o conjunto de elementos formais pensados de forma sistemática para representarem graficamente um nome, ideia, produto ou empresa. A identidade visual se baseia num logotipo, um símbolo visual e um conjunto de cores. A identidade visual é importante por representar a empresa ao público, sendo que por meio dessa identidade a marca dessa empresa pode ser reconhecida em qualquer que seja o lugar onde esteja estampada.Considerando que o Programa de Pré-incubação da IEBT busca desenvolver nos projetos em andamento os procedimentos necessários para que futuramente se tornem empresas de renome, o material de identidade visual e os canais de comunicação com o público são de fundamental importância para a consolidação da marca.Em 2014, ao todo foram atendidas pela Assessoria de Comunicação oito empresas e projetos vinculados ao CenTev (Map2, Fitoclone, Delimit, Soub, Neosense, Bikestop, Revolução Homem e Máquina). A essas empresas e projetos foram prestados serviços de elaboração de logotipo, folders, cartão de visitas, orientações sobre sites e utilização de redes sociais para divulgação da marca, da empresa e de seus produtos serviços.Em 2015, podemos citar como exemplo o projeto pré-incubado, Techno-Neem, para o qual, a partir das orientações, desenvolveu-se o logotipo e website da futura empresa. Se encontram em processo de desenvolvimento os perfis das redes sociais. |