Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4750

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Mídia e Comunicação
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Leonardo Fonseca Coelho
Orientador SERGIO OLIVEIRA DE PAULA
Outros membros Laísse Aparecida Nicácio, Larissa Martins da Silva
Título Orientação para a criação de identidade visual e mecanismos de relacionamento com o público alvo de empresas vinculadas ao CenTev
Resumo O Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) é um órgão vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV) que foi fundado com o principal objetivo de aproximar a produção de conhecimento científico da academia (setor público) e as empresas de inovação tecnológica (setor privado) e, consequentemente, incentivar o desenvolvimento de Viçosa e região.O CenTev é composto por quatro unidades: Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ); Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (IEBT); Central de Empresas Juniores (CEMP); e Núcleo de Desenvolvimento Social e Educacional (NUDESE). As quatro unidades formam um ambiente propício ao empreendedorismo, à inovação de base tecnológica, sem deixar de lado a responsabilidade com o bem estar social da comunidade da região.A Assessoria de Comunicação do CenTev (AsCom), além da produção de conteúdo de comunicação e marketing, relativo ao CenTev e às suas quatro unidades, presta serviços de assessoria para as empresas e projetos vinculados à IEBT e ao tecnoPARQ.O objetivo deste trabalho é analisar os serviços de assessoria de comunicação prestados às empresas do CenTev, principalmente aos projetos do Programa de Pré-incubação da IEBT.Durante a execução dos serviços de assessoria de comunicação, os responsáveis pelos projetos pré-incubados foram orientados em relação à criação da identidade visual do projeto e à administração de plataformas virtuais (Facebook, LinkedIn, websites) para a divulgação, apresentação pública da marca e aproximação com o público alvo.A identidade visual de uma empresa é o conjunto de elementos formais pensados de forma sistemática para representarem graficamente um nome, ideia, produto ou empresa. A identidade visual se baseia num logotipo, um símbolo visual e um conjunto de cores. A identidade visual é importante por representar a empresa ao público, sendo que por meio dessa identidade a marca dessa empresa pode ser reconhecida em qualquer que seja o lugar onde esteja estampada.Considerando que o Programa de Pré-incubação da IEBT busca desenvolver nos projetos em andamento os procedimentos necessários para que futuramente se tornem empresas de renome, o material de identidade visual e os canais de comunicação com o público são de fundamental importância para a consolidação da marca.Em 2014, ao todo foram atendidas pela Assessoria de Comunicação oito empresas e projetos vinculados ao CenTev (Map2, Fitoclone, Delimit, Soub, Neosense, Bikestop, Revolução Homem e Máquina). A essas empresas e projetos foram prestados serviços de elaboração de logotipo, folders, cartão de visitas, orientações sobre sites e utilização de redes sociais para divulgação da marca, da empresa e de seus produtos serviços.Em 2015, podemos citar como exemplo o projeto pré-incubado, Techno-Neem, para o qual, a partir das orientações, desenvolveu-se o logotipo e website da futura empresa. Se encontram em processo de desenvolvimento os perfis das redes sociais.
Palavras-chave Comunicação, Marketing, Redes sociais
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.