ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ensino na saúde |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Ramon Augusto Ferreira de Souza |
Orientador |
BEATRIZ SANTANA CAÇADOR |
Outros membros |
Aline Elizabet Ribas Souza, Ana Paula Mendes dos Santos, Andressa Paula de Castro Martins, Camila Ribeiro Souza, Eunice Ferreira da Silva, Gisele Roberta Nascimento, Marileila Marques Toledo, Willians Guilherme dos Santos |
Título |
O Agente Comunitário de Saúde: (re) Construindo Práticas e Saberes por meio da Educação Permanente. |
Resumo |
Introdução: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) possibilita aos profissionais de saúde ampliar intervenções visando a ressignificação do conceito de saúde e a produção de cuidado. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) assume lugar privilegiado para operacionalização dos princípios do Sistema Único de Saúde constituindo elo fundamental entre serviço e comunidade. Porém, evidencia-se fragilidades na prática do ACS e na incorporação de estratégias de intervenção sustentadas pelo paradigma da promoção da saúde. Em face à necessidade de transformar esta realidade, destaca-se a importância da Educação Permanente (EP), pois, é um dispositivo capaz de transformar o agir profissional e responder positivamente aos desafios colocados pela nova política social de saúde. Objetivo: Relatar a experiência de realização de atividades de educação permanente com os ACS’s do município de Viçosa. Descrição das principais ações desenvolvidas: Atividade de extensão universitária fundamentada na pesquisa-ação, utilizando métodos participativos propondo a tríade ação-reflexão-ação como precursora para a ressignificação e transformação do agir cotidiano do homem no mundo em que vive e se relaciona. É estruturado por oficinas educativas mensais e o cenário constitui-se, em média, de 80 ACS’s das 16 Equipes de Saúde da Família do município, buscando mobilizar conhecimentos e reflexões construídos e traduzi-los em ações de ordem prática em contextos profissionais. Resultados alcançados até o momento: Foram realizadas 14 oficinas cujos temas foram escolhidos pelos ACS’s a partir de seu cotidiano de trabalho. As oficinas viabilizam maior integração entre a categoria bem como a socialização de dificuldades, facilidades e experiências exitosas que acontecem nas unidades de saúde. Realizada “I Mostra de trabalhos dos ACS’s”, espaço de reflexão sobre valorização profissional do ACS e, por meio do qual, foram por eles apresentados à comunidade, demais profissionais da equipe multiprofissional de saúde e gestores da saúde, os trabalhos desenvolvidos no cotidiano, suas dificuldades e potencialidades, fortalecendo o vínculo entre Ensino-Serviço-Comunidade, além da parceria com a gestão municipal. Realizou-se atividades de dispersão em que os estudantes envolvidos comparecem aos locais de trabalho dos ACS’s para conhecerem suas realidades e colaborarem para que as discussões/reflexões geradas nas oficinas possam efetivar-se na prática. Conclusões: A ação extensionista tem permitido aos alunos maior aproximação com os nós críticos, presentes na prática dos ACS’s, bem como oportuniza possibilidades de intervir na realidade dos serviços por meio da EP. A atividade extensionista tem possibilitado aos alunos problematizarem a teoria, conferindo-lhe significado ao serem inseridos no debate de saúde com os ACS’s e gestão municipal, qualificando o processo de formação simultaneamente ao processo de qualificação do serviço de saúde do município. |
Palavras-chave |
Educação Permanente, Enfermagem, Formação. |
Forma de apresentação..... |
Painel |