Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4748

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Esthela Lima Reis
Orientador LAURA PRONSATO
Título PIBID Dança: criança e ludicidade em sala de aula
Resumo O Pibid Dança/UFV, ocorre na Escola Estadual Madre Santa Face e se propõe a estudar a situação da arte nas escolas, planejar e aplicar atividades artísticas para crianças do Ensino Fundamental I sempre em diálogo com as necessidades da escola. A proposta metodológica das aulas segue o pensamento do corpo lúdico, ou seja, um corpo que a partir de jogos e brincadeiras aliado ao estudo da dança educativa moderna de Rudolf Laban, pode ser levado ao movimento e à dança. Além disso, parte-se do pressuposto de que a dança é uma das linguagens inseridas na disciplina Arte e por isso pode e deve estar sempre propondo relações com as outras linguagens artísticas. Permite-se assim, não apenas o fazer artístico, mas também a apreciação e o redescobrimento do próprio corpo e de suas possibilidades expressivas, simbólicas, individuais e coletivas. É a busca de um corpo criativo, que nasce a partir de brincadeiras e atividades que tem a intenção de criar e abrir as possibilidades de um corpo dançante, não somente físico e anatômico, mas expressivo e cultural. Neste sentido a imaginação é ingrediente primordial para compor as ações que resultam na construção do conhecimento, desenvolvimento e ampliação de movimento. Deseja-se assim, tornar a educação mais prazerosa, por meio da qual a criança comece a gostar de aprender cada vez mais. As aulas são planejadas juntamente com a supervisora da escola bolsista deste programa, que mostra grande interesse e tem sido primordial para estabelecer o contato direto com os professores regentes de sala. Um dos resultados que já podemos ressaltar é a compreensão cada vez mais clara por parte da supervisora que nos acompanha de perto com relação à atuação da dança na escola já que no início houve estranhamento advindo de uma visão comum sobre a linguagem da dança, relegada à simples ideia de compor coreografias para as festividades. Hoje, a escola parece entender que o papel da dança é mais amplo e que atua juntamente com as outras linguagens artísticas. Permitiu-se assim, uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da dança para dentro da sala de aula, abriu-se a compreensão sobre a possibilidade de que os professores regentes de sala pudessem se inserir no aprender fazendo na prática. Neste sentido vale ressaltar que alguns professores que nos acompanham participam efetivamente das aulas e demonstram, ao brincar e dançar junto, a seriedade que as atividades propostas carregam. Com relação às crianças, notou-se neste processo de um ano e meio, uma melhor compreensão sobre a dança desenvolvida a partir das brincadeiras e não apenas por meio da cópia de movimentos pré-estabelecidos, com a qual eles parecem ter adquirido maior autonomia criativa. Compreendeu-se, nas palavras de um dos alunos que “assim como a lagarta vira borboleta, a brincadeira pode virar dança”.
Palavras-chave Dança, ludicidade, criança.
Forma de apresentação..... Oral
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