Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4743

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Informações geográficas, processamento de imagens e planejamento do espaço
Setor Departamento de Geografia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariane Paulina Batalha Roque
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Cláudio Vinícius Pedroso de Azevedo Andrade
Título ****O uso das geotecnologias, e suas potencialidades em sala de aula
Resumo A utilização de novas tecnologias no ambiente escolar tem sido cada vez mais frequente, proporcionando aos usuários de uma forma geral a visualização, a análise e discussões de informações do espaço geográfico. Este trabalho descreve o desenvolvimento metodológico que foi aplicado para obtenção de informações sobre geomorfologia do município de Viçosa a partir de imagens SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) e sua possibilidade no ensino deste conteúdo nos ensinos médio e fundamental. O software de geoprocessamento utilizado foi o ArcGis 10.2R. O município de Viçosa apresenta um relevo que varia de ondulado a montanhoso, geralmente mostrando elevações, terminando em vales planos de largura variável. Trata-se de uma série de elevações de topos arredondados com vertentes convexas que terminam em vales planos, formando um conjunto que se denomina de mares de morros (ARAÚJO, 2009). Inicialmente foi gerado o Modelo Digital de Elevação - MDE (Os MDE’s são arquivos que contém os registros altímetricos estruturados em linhas e colunas georeferenciadas, assim como uma imagem com um valor de elevação em cada pixel (VALERIANO, 2008)) a partir das imagens SRTM originais. Em seguida aplicou-se uma série de variáveis geomorfométricas, como por exemplo, hierarquização de bacias, forma, comprimento médio de vertentes, dentre outros. A organização, edição, tratamento e sistematização da base de dados utilizados consistiu uma etapa de substancial importância. Percebe-se que embora o MDE seja um elemento fundamental para conhecimento e caracterização do relevo, muito de sua utilização recai sobre as variáveis que ele pode determinar. Podendo desta forma, ser utilizado para extrair diversas informações, como a rede de drenagem, curvas de nível, sombreamento, declividade, curvatura vertical e horizontal, orientação das vertentes, além de servir de base para o detalhamento da geologia e geomorfologia. Atualmente, os dados de sensoriamento remoto da missão SRTM, que visou à geração de um modelo digital de elevação (MDE) da superfície terrestre, configura-se como uma alternativa viável para representação do relevo, bem como das variáveis geomorfométricas que podem ser extraídas a partir dele, uma vez que apresentam facilidade na manipulação dos dados e minimização de custos e do tempo na produção. Neste sentido o uso dessas geotecnologias em sala de aula possibilitará o aprendizado de forma muito mais dinâmica, onde os alunos poderão compreender as diversas geometrias e atributos de continentes, rios, lagos, oceanos, montanhas, encostas, a modelagem do relevo de forma geral, saindo um pouco desse ambiente estático.
Palavras-chave Geotecnologias, MDE's, Ensino
Forma de apresentação..... Painel
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