Resumo |
A utilização de novas tecnologias no ambiente escolar tem sido cada vez mais frequente, proporcionando aos usuários de uma forma geral a visualização, a análise e discussões de informações do espaço geográfico. Este trabalho descreve o desenvolvimento metodológico que foi aplicado para obtenção de informações sobre geomorfologia do município de Viçosa a partir de imagens SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) e sua possibilidade no ensino deste conteúdo nos ensinos médio e fundamental. O software de geoprocessamento utilizado foi o ArcGis 10.2R. O município de Viçosa apresenta um relevo que varia de ondulado a montanhoso, geralmente mostrando elevações, terminando em vales planos de largura variável. Trata-se de uma série de elevações de topos arredondados com vertentes convexas que terminam em vales planos, formando um conjunto que se denomina de mares de morros (ARAÚJO, 2009). Inicialmente foi gerado o Modelo Digital de Elevação - MDE (Os MDE’s são arquivos que contém os registros altímetricos estruturados em linhas e colunas georeferenciadas, assim como uma imagem com um valor de elevação em cada pixel (VALERIANO, 2008)) a partir das imagens SRTM originais. Em seguida aplicou-se uma série de variáveis geomorfométricas, como por exemplo, hierarquização de bacias, forma, comprimento médio de vertentes, dentre outros. A organização, edição, tratamento e sistematização da base de dados utilizados consistiu uma etapa de substancial importância. Percebe-se que embora o MDE seja um elemento fundamental para conhecimento e caracterização do relevo, muito de sua utilização recai sobre as variáveis que ele pode determinar. Podendo desta forma, ser utilizado para extrair diversas informações, como a rede de drenagem, curvas de nível, sombreamento, declividade, curvatura vertical e horizontal, orientação das vertentes, além de servir de base para o detalhamento da geologia e geomorfologia. Atualmente, os dados de sensoriamento remoto da missão SRTM, que visou à geração de um modelo digital de elevação (MDE) da superfície terrestre, configura-se como uma alternativa viável para representação do relevo, bem como das variáveis geomorfométricas que podem ser extraídas a partir dele, uma vez que apresentam facilidade na manipulação dos dados e minimização de custos e do tempo na produção. Neste sentido o uso dessas geotecnologias em sala de aula possibilitará o aprendizado de forma muito mais dinâmica, onde os alunos poderão compreender as diversas geometrias e atributos de continentes, rios, lagos, oceanos, montanhas, encostas, a modelagem do relevo de forma geral, saindo um pouco desse ambiente estático. |