Resumo |
O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é um programa de política pública que visa, dentre outros objetivos, melhorar a qualidade da formação de licenciandos, e aproximar o ensino superior e Do ensino básico. O PIBID Pedagogia da UFV se divide em subprojetos, entre eles o de Educação Especial na perspectiva inclusiva, com alunos que tem algum tipo de dificuldade ou deficiência. Esta ação ocorreu em uma escola municipal de Viçosa-MG, em turmas de 2° e 3° anos do ensino fundamental. Em cada turma havia alunos com TDAH (Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade) e com predomínio de hiperatividade/impulsividade, com idades de 7 A 11 anos. Este transtorno afeta o comportamento da criança, causando impactos em sua vida e caracteriza-se por distúrbios perceptivos, cognitivos, motores e comportamentais e corresponde de 3 a 6% das crianças em idade escolar. O trabalho foi desenvolvido com 4 alunos em suas respectivas turmas durante um semestre letivo, sendo realizado durante dois dias semanais em jornada integral. Os registros escritos foram realizados pós-evento. Dentre esses alunos, três apresentavam dificuldades de leitura e escrita, sendo estas relacionadas ao reconhecimento das letras do alfabeto e à formação de sílabas. Enquanto o outro aluno acompanhava o ritmo do restante da turma. Em relação ao comportamento em sala de aula todos esses alunos apresentaram apreensão ante situações novas, falta de concentração e dificuldade em concluir as atividades. As bolsistas trabalharam com os alunos: jogos educativos, como caça-rimas, estimulando a consciência fonológica; jogos da memória com sílabas, na formação de palavras; orientação na organização das atividades; trabalhos na maioria das vezes em grupos de alunos, com o objetivo de inclui-los na turma. Foram consideradas as suas dificuldades e estimuladas suas potencialidades para as habilidades em leitura, escrita e matemática. Os avanços foram perceptíveis quanto a concentração, conclusão das atividades favorecendo uma maior proximidade com os demais colegas, melhora da ação comportamental e organização do material e do tempo. Estes resultados indicaram a necessidade de uma abordagem mais individualizada ao aluno pelo docente, na introdução de conceitos. A partir desta verificação espera-se que a experiência docente do PIBID seja exercida pela escola aos alunos que tenham este distúrbio e também promova nos bolsistas, novas perspectivas do ensino inclusivo. |