Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4737

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Sabrina Fialho
Orientador ESTHER GIACOMINI SILVA
Outros membros ALZIRA MARIA LEAL COELHO, Cleia Leite Germano
Título Atuação do PIBID junto a alunos com TDAH
Resumo O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é um programa de política pública que visa, dentre outros objetivos, melhorar a qualidade da formação de licenciandos, e aproximar o ensino superior e Do ensino básico. O PIBID Pedagogia da UFV se divide em subprojetos, entre eles o de Educação Especial na perspectiva inclusiva, com alunos que tem algum tipo de dificuldade ou deficiência. Esta ação ocorreu em uma escola municipal de Viçosa-MG, em turmas de 2° e 3° anos do ensino fundamental. Em cada turma havia alunos com TDAH (Transtorno de déficit de Atenção e Hiperatividade) e com predomínio de hiperatividade/impulsividade, com idades de 7 A 11 anos. Este transtorno afeta o comportamento da criança, causando impactos em sua vida e caracteriza-se por distúrbios perceptivos, cognitivos, motores e comportamentais e corresponde de 3 a 6% das crianças em idade escolar. O trabalho foi desenvolvido com 4 alunos em suas respectivas turmas durante um semestre letivo, sendo realizado durante dois dias semanais em jornada integral. Os registros escritos foram realizados pós-evento. Dentre esses alunos, três apresentavam dificuldades de leitura e escrita, sendo estas relacionadas ao reconhecimento das letras do alfabeto e à formação de sílabas. Enquanto o outro aluno acompanhava o ritmo do restante da turma. Em relação ao comportamento em sala de aula todos esses alunos apresentaram apreensão ante situações novas, falta de concentração e dificuldade em concluir as atividades. As bolsistas trabalharam com os alunos: jogos educativos, como caça-rimas, estimulando a consciência fonológica; jogos da memória com sílabas, na formação de palavras; orientação na organização das atividades; trabalhos na maioria das vezes em grupos de alunos, com o objetivo de inclui-los na turma. Foram consideradas as suas dificuldades e estimuladas suas potencialidades para as habilidades em leitura, escrita e matemática. Os avanços foram perceptíveis quanto a concentração, conclusão das atividades favorecendo uma maior proximidade com os demais colegas, melhora da ação comportamental e organização do material e do tempo. Estes resultados indicaram a necessidade de uma abordagem mais individualizada ao aluno pelo docente, na introdução de conceitos. A partir desta verificação espera-se que a experiência docente do PIBID seja exercida pela escola aos alunos que tenham este distúrbio e também promova nos bolsistas, novas perspectivas do ensino inclusivo.
Palavras-chave TDAH, educação especial, atuação docente
Forma de apresentação..... Painel
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