Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4734

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de História
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Mayra Christian Sabino
Orientador VANESSA LANA
Outros membros Monalisa Aparecida do Carmo
Título História, Literatura e Filme: perspectivas e desafios na sala de aula (Relato de Experiência)
Resumo Tomando a interdisciplinaridade como uma das vias possíveis para as reformas educacionais, percebemos a necessidade de sua aplicação pela troca de saberes e experiências que permitem ao aluno entender melhor o sentido da escola e os motivos de cada área do conhecimento, dialogando conteúdos diversificados e experiências cotidianas. Sua utilização possibilita o desenvolvimento de diversas disposições, e principalmente duas de nossas preocupações: o remodelamento dos hábitos de leituras e a aproximação do aluno ao conteúdo.
Apesar da interdisciplinaridade pressupor um processo natural de ensino, percebemos a dificuldade e precariedade em sua execução, evidenciando a dificuldade de planejamentos e a formação debilitada de professores. Dessa forma, procuramos abordar os motivos pelos quais acreditamos na importância social e pedagógica da interdisciplinaridade e o que ela propicia, enfatizando essencialmente a relação entre História e Literatura e seu papel na formação escolar, o que contribui nas relações sociais e fomenta o envolvimento e interesse do aluno pelo conteúdo, promovendo a aplicação de novos elementos no Ensino para além do livro didático, mas que sejam acessíveis e se adequem a todas as realidades sociais.
Conciliando a necessidade da interdisciplinaridade e da leitura, elaboramos e aplicamos um projeto voltado a tais questões. Entramos em contato com a Escola Estadual Effie Rolfs e apresentamos a proposta do projeto a professora de História. A partir do contato com os alunos do terceiro ano, realizamos um levantamento sobre as possíveis obras a serem trabalhadas, já que o assunto a ser estudado seria “Os Governos Totalitários”. Levamos como sugestão “O Menino do pijama listrado” (2007) e “A Menina que roubava livros”(2006), mas eles poderiam sugerir outros. A ideia era trabalhar um livro com uma linguagem acessível a diversos públicos e popularmente conhecidos, para que eles percebessem a presença da História para além do livro didático.
A obra escolhida pela maioria foi a segunda, “A Menina que roubava livros”. A partir do contato deles com a obra poderíamos colocar em andamento a aplicação da atividade. No entanto, a exigência da leitura acarretaria diversos problemas, dentre eles a dificuldade dos alunos em obter o livro para toda turma. Para solucionar o problema resolvemos trabalhar com a adaptação cinematográfica do livro, mas sem deixar de incentivar a leitura.
No primeiro momento da atividade exibimos o filme para posteriormente organizarmos os debates, procurando não levar o filme como fruto de uma realidade única. Realizamos, também, questionamentos como: Será que se o filme tivesse sido produzido logo após o Nazismo seria retratado dessa forma? Mesmo diante daqueles que vivenciaram o regime recentemente? Ao final do debate passamos uma atividade como forma de avaliação da aplicação do projeto. Muitas questões valorizavam as particularidades dos alunos possibilitando perceber os pontos que chamaram atenção.
Palavras-chave Ensino, Interdisciplinaridade, História-Literatura
Forma de apresentação..... Painel
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