Resumo |
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apontam para o ensino através de projetos, se apresentando como uma alternativa para o desenvolvimento de uma nova proposta curricular com a interação entre as diversas áreas do conhecimento, a contextualização dos conteúdos e a participação ativa dos professores e alunos. O ensino de Ciências visa desenvolver competências e habilidades que capacitem os alunos a enfrentar as transformações próprias do seu tempo, apresentando uma postura crítica perante a sociedade e suas próprias vidas. Nessa perspectiva e diante da questão hídrica vivenciada na cidade de Viçosa em 2014, foi escolhido o tema intitulado “Água: Vida Sustentável” para o desenvolvimento de um projeto didático na Escola Estadual Santa Rita de Cássia em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Química. Este projeto foi desenvolvido com a participação dos alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades na escola foram realizadas de acordo com as possibilidades oferecidas pela mesma, que conta com um espaço físico limitado e apenas duas aulas de química por semana. Apesar dessas dificuldades, os bolsistas PIBID - Química conseguiram realizar várias atividades com os estudantes na escola e também em espaços externos, em uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Universidade Federal de Viçosa. Todas as atividades desenvolvidas tiveram o intuito de alertar os alunos sobre a necessidade da preservação das águas, bem como despertar o interesse para o estudo de Ciências. Foram feitas reuniões semanais ao longo de todo semestre com os estudantes na escola para debater sobre a importância da água para o ser humano, bem como orientá-los para a elaboração dos trabalhos que seriam apresentados na Feira ao final do projeto em um sábado letivo. Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo foi orientado por um bolsista PIBID - Química. Com vistas à propiciar uma maior interação e agilizar a comunicação entre os bolsistas PIBID - Química e os alunos, foi criada uma página do projeto na rede social Facebook, pela qual os alunos se mantinham atualizados acerca das novidades do projeto, além de promover a conscientização sobre a preservação da água. A finalização do projeto se deu com Feira de Ciências, onde os grupos apresentaram diversos trabalhos, como por exemplo: um dessalinizador, uma maquete da ETA, jogos de tabuleiro, reações químicas, entre outros. A Feira foi bem recebida, tanto por alunos que ali trabalharam, quanto por aqueles que a visitaram. O feedback do projeto foi positivo por parte dos alunos e também da supervisora, tendo alcançado seu principal objetivo. A execução e os resultados desse projeto evidenciam que a união de esforços e a parceria entre a Universidade e a escola, através do PIBID gera bons frutos para o desenvolvimento da educação no Brasil. |