Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4728

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Química
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Luiza Dumont de Miranda Moraes
Orientador REGINA SIMPLICIO CARVALHO
Outros membros Bryan Nickson Santana Pinto, Danilo Aniceto da Silva, LUCIA SOARES FERREIRA, Vanessa da Silva Batista
Título Projeto temático - Água: vida sustentável
Resumo Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) apontam para o ensino através de projetos, se apresentando como uma alternativa para o desenvolvimento de uma nova proposta curricular com a interação entre as diversas áreas do conhecimento, a contextualização dos conteúdos e a participação ativa dos professores e alunos. O ensino de Ciências visa desenvolver competências e habilidades que capacitem os alunos a enfrentar as transformações próprias do seu tempo, apresentando uma postura crítica perante a sociedade e suas próprias vidas. Nessa perspectiva e diante da questão hídrica vivenciada na cidade de Viçosa em 2014, foi escolhido o tema intitulado “Água: Vida Sustentável” para o desenvolvimento de um projeto didático na Escola Estadual Santa Rita de Cássia em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Química. Este projeto foi desenvolvido com a participação dos alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades na escola foram realizadas de acordo com as possibilidades oferecidas pela mesma, que conta com um espaço físico limitado e apenas duas aulas de química por semana. Apesar dessas dificuldades, os bolsistas PIBID - Química conseguiram realizar várias atividades com os estudantes na escola e também em espaços externos, em uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Universidade Federal de Viçosa. Todas as atividades desenvolvidas tiveram o intuito de alertar os alunos sobre a necessidade da preservação das águas, bem como despertar o interesse para o estudo de Ciências. Foram feitas reuniões semanais ao longo de todo semestre com os estudantes na escola para debater sobre a importância da água para o ser humano, bem como orientá-los para a elaboração dos trabalhos que seriam apresentados na Feira ao final do projeto em um sábado letivo. Os alunos foram divididos em grupos e cada grupo foi orientado por um bolsista PIBID - Química. Com vistas à propiciar uma maior interação e agilizar a comunicação entre os bolsistas PIBID - Química e os alunos, foi criada uma página do projeto na rede social Facebook, pela qual os alunos se mantinham atualizados acerca das novidades do projeto, além de promover a conscientização sobre a preservação da água. A finalização do projeto se deu com Feira de Ciências, onde os grupos apresentaram diversos trabalhos, como por exemplo: um dessalinizador, uma maquete da ETA, jogos de tabuleiro, reações químicas, entre outros. A Feira foi bem recebida, tanto por alunos que ali trabalharam, quanto por aqueles que a visitaram. O feedback do projeto foi positivo por parte dos alunos e também da supervisora, tendo alcançado seu principal objetivo. A execução e os resultados desse projeto evidenciam que a união de esforços e a parceria entre a Universidade e a escola, através do PIBID gera bons frutos para o desenvolvimento da educação no Brasil.
Palavras-chave PIBID Química, projeto, água
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.