Resumo |
A percepção sobre a importância do ensino de Ciências e Biologia tem se tornado um tópico relevante nas Universidades, principalmente quando esse se aplica às escolas públicas de níveis fundamental e médio. Trabalhar os conteúdos de Ciências e Biologia é dar oportunidade aos jovens de entenderem a vida, interpretarem as ações e os fenômenos vivenciados por eles no dia-a-dia. Tendo em vista tal relevância, o projeto de extensão Bioenlace, em parceria com o grupo PET-Biologia/UFV, há alguns anos objetiva levar conhecimento, de forma dinâmica e interativa, bem como despertar o interesse pela ciência de alunos do ensino médio da Escola Estadual Capitão Arnaldo Antunes, localizada no município de Cajuri-MG. Adicionalmente, o projeto objetiva contribuir para a formação dos graduandos em Ciências Biológicas. Para isso, foram elaboradas e administradas atividades lúdicas sobre biologia, como por exemplo, a que consistiu em ministrar uma aula sobre a composição química dos alimentos, sendo eles, carboidratos, proteínas, lipídios e sais minerais. Inicialmente, discorreu-se sobre cada um desses componentes, bem como sobre suas principais características e propriedades, ao mesmo tempo em que evidenciou sua relevância ou não na dieta alimentar. Sequencialmente, realizou-se uma atividade prática para complementar o conteúdo que estava sendo abordado. Nessa dinâmica, a partir de conhecimentos prévios, os alunos construíram uma pirâmide alimentar, de modo que os principais alimentos, considerados indispensáveis, ficaram na base. Já os alimentos industrializados, os processados e os não recomendados para uso humano frequente, ficaram localizados no topo da pirâmide. A participação dos alunos foi bastante efetiva, uma vez que eles apresentaram suas ideias e explicaram, por meio de debate, o motivo pelo qual alguns alimentos são essenciais, enquanto outros não. Desse modo, pode-se concluir que a atividade surtiu efeitos positivos, podendo ser considerada como de caráter formador, pois percebeu-se claramente o interesse e envolvimento dos alunos. Esse fato, certamente,contribuiu para o aprendizado, pois os alunos tornaram-se agentes ativos na construção de seu conhecimento. Além disso, torna-se evidente o gosto dos petianos pelo ensino em sala de aula, valorizando ainda mais a formação destes, enquanto estudantes. |