Resumo |
O presente trabalho é resultado de uma proposta da disciplina EDU498 - Trabalho e Educação oferecida aos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa no primeiro semestre de 2015. A escolha pelo tema “O trabalho docente dentro do sistema prisional” seu deu pelas discussões realizadas durante a disciplina e pela busca do entendimento sobre o trabalho fora do ambiente escolar. A educação é um direito social garantido pela Constituição de 1988 e não um privilégio. Portanto, entende-se que a educação prisional não está excluída desse direito. Assim, o trabalho apresenta uma discussão sobre o olhar de uma educadora prisional em relação à realidade vivenciada por ela. No qual buscamos compreender de forma geral como é o trabalho do professor, quais os métodos utilizados nesse processo, identificar quais recursos são destinados a educação nos presídios, perceber algumas das dificuldades que se apresentam, conhecer até que ponto a realidade do sistema prisional representa um auxílio à construção da cidadania e ao retorno desses indivíduos à sociedade. Para a realização desse trabalho foram analisados referenciais teóricos discutidos no decorrer da disciplina (EDU498), se destacando os autores como: Antunes (1999); Gadotti (2009); Enguita (1998); Tardif (2007); e outros. Metodologicamente o trabalho utilizou-se da abordagem qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada com uma professora do sistema prisional e dez professores de escolas regulares, questionando-os se teriam interesse em trabalhar na educação prisional. Na entrevista com a educadora prisional podemos constatar que a prática exercida pelo trabalho do pedagogo em presídios é menos emocional, o professor busca não ter envolvimento e comoção, mediante o público em questão. Além dos mais, percebemos que o trabalho no presídio enfrenta muitas dificuldades para a concretização do objetivo de uma educação prisional de qualidade para todos os presidiários. Por fim concluímos que a falta, por exemplo, de um projeto político pedagógico, onde o currículo seja adequado à realidade prisional. A falta de uma melhor aplicação de recursos financeiros, bem como preparo para os professores ainda são grandes desafios. |