Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem não formal que ocorre na formação da consciência dos participantes de movimentos sociais, a saber, os pequenos agricultores atingidos pelas construções de duas barragens nas regiões de Emboque e Granada localizadas na zona rural município de Raul Soares-MG. Para tal, foram utilizados como principais procedimentos metodológicos, entrevistas em profundidade com pequenos agricultores membros dos Grupos de Base do Movimento dos Atingidos por Barragens e análise da Cartilha para debates nos Grupos de Base do MAB: A História da Sociedade - A Nossa História. Segundo a socióloga Maria da Glória Gohn, a relação entre movimentos sociais e educação ocorre de duas formas: na interação dos movimentos em contato com as instituições educacionais e no interior do próprio movimento social dado o caráter educativo de suas ações, evidenciando que as duas formas de educação, a saber, a educação formal e a não formal não são excludentes. A prática de educação desenvolvida pelos movimentos sociais tem como principais eixos teóricos a formação da consciência, que engloba a problematização e compreensão dos fatos, identificação das reais condições e o reconhecimento dos indivíduos como sujeitos capazes de transformar a si mesmo e seu meio. Outro importante eixo teórico se refere a organização do grupo no contexto estrutural, com demandas práticas de mobilização e resistência. A Cartilha para debate nos Grupos de Base do MAB, apresenta uma linguagem, sobretudo marxista. Tem como eixo principal a relação entre o homem e o trabalho, suas condições e transformações ao longo do tempo, o que leva a uma compreensão de conscientização do atingido como sujeito ativo no processo de exploração e desvalorização da força de trabalho e sobretudo, as alterações da relação homem e natureza, além de visar o entendimento e a participação dos membros nas lutas. A cartilha serve como orientação de como os líderes devem conduzir as reuniões realizadas com o grupo, no que tange ao acolhimento, a motivação dos membros e, as reflexões sobre as temáticas propostas. Conclui-se que as lutas dos movimentos sociais e especificamente no caso de Emboque e Granada, são pelo reconhecimento da diversidade cultural, inclusão social e a formação de cidadania. Destarte, o Movimento dos Atingidos por Barragens –MAB articula junto aos pequenos agricultores propostas de Ações Coletivas, projetando em seus participantes o sentimento de pertencimento social. Para isto, há um processo de formação e emancipação dos sujeitos para atuação em rede, tendo em vista que a educação é o instrumento primordial no processo de formação destes indivíduos. Destaca-se, por fim, que a educação pode ser compreendida para muito além das dimensões curriculares, pois mescla-se com processos culturais, emancipação de classe e principalmente com práticas sociais transformadoras. |