Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4706

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Tainara Emilia Rosa
Orientador MARCELO LELES ROMARCO DE OLIVEIRA
Outros membros ANA LOUISE DE CARVALHO FIUZA, Bruno Costa da Fonseca
Título A educação e os movimentos sociais: o caso dos atingidos de Emboque e Granada.
Resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem não formal que ocorre na formação da consciência dos participantes de movimentos sociais, a saber, os pequenos agricultores atingidos pelas construções de duas barragens nas regiões de Emboque e Granada localizadas na zona rural município de Raul Soares-MG. Para tal, foram utilizados como principais procedimentos metodológicos, entrevistas em profundidade com pequenos agricultores membros dos Grupos de Base do Movimento dos Atingidos por Barragens e análise da Cartilha para debates nos Grupos de Base do MAB: A História da Sociedade - A Nossa História. Segundo a socióloga Maria da Glória Gohn, a relação entre movimentos sociais e educação ocorre de duas formas: na interação dos movimentos em contato com as instituições educacionais e no interior do próprio movimento social dado o caráter educativo de suas ações, evidenciando que as duas formas de educação, a saber, a educação formal e a não formal não são excludentes. A prática de educação desenvolvida pelos movimentos sociais tem como principais eixos teóricos a formação da consciência, que engloba a problematização e compreensão dos fatos, identificação das reais condições e o reconhecimento dos indivíduos como sujeitos capazes de transformar a si mesmo e seu meio. Outro importante eixo teórico se refere a organização do grupo no contexto estrutural, com demandas práticas de mobilização e resistência. A Cartilha para debate nos Grupos de Base do MAB, apresenta uma linguagem, sobretudo marxista. Tem como eixo principal a relação entre o homem e o trabalho, suas condições e transformações ao longo do tempo, o que leva a uma compreensão de conscientização do atingido como sujeito ativo no processo de exploração e desvalorização da força de trabalho e sobretudo, as alterações da relação homem e natureza, além de visar o entendimento e a participação dos membros nas lutas. A cartilha serve como orientação de como os líderes devem conduzir as reuniões realizadas com o grupo, no que tange ao acolhimento, a motivação dos membros e, as reflexões sobre as temáticas propostas. Conclui-se que as lutas dos movimentos sociais e especificamente no caso de Emboque e Granada, são pelo reconhecimento da diversidade cultural, inclusão social e a formação de cidadania. Destarte, o Movimento dos Atingidos por Barragens –MAB articula junto aos pequenos agricultores propostas de Ações Coletivas, projetando em seus participantes o sentimento de pertencimento social. Para isto, há um processo de formação e emancipação dos sujeitos para atuação em rede, tendo em vista que a educação é o instrumento primordial no processo de formação destes indivíduos. Destaca-se, por fim, que a educação pode ser compreendida para muito além das dimensões curriculares, pois mescla-se com processos culturais, emancipação de classe e principalmente com práticas sociais transformadoras.
Palavras-chave educação, movimentos sociais, atingidos por barragens
Forma de apresentação..... Painel
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