Resumo |
Este trabalho tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência na área de Matemática durante a realização do Projeto Matshow, que contou com a participação dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, no município de Teixeiras, MG. Para o desenvolvimento deste projeto de ensino, voltado para uma aprendizagem significativa e prazerosa da Matemática, focou-se no uso da música como ferramenta pedagógica, a partir do gênero textual paródia. A fim de criar, testar e analisar os resultados desse projeto, algumas etapas foram necessárias. Em princípio, foi realizada uma pesquisa com observância nos estilos musicais e temas matemáticos, a fim de elaborar uma proposta de paródia. Em seguida, foram realizadas aulas expositivas, dialogadas junto aos estudantes, com o objetivo de apresentar o conteúdo específico da Matemática. Concomitantemente, com a escolha do gênero textual paródia foi selecionada a música a ser parodiada, produzindo em seguida um karaokê com o fundo instrumental da música, além da inserção de legenda e de imagens para auxiliarem na aprendizagem do tema. Considerando os resultados positivos alcançados nesta ação pedagógica, pretende-se criar uma dinâmica com todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, formando grupos de cinco alunos em cada turma para produzir e apresentar uma paródia relacionada com o conteúdo definido pelo professor de acordo com planejamento anual, embasado nos PCNs de Matemática. Será selecionada uma comissão para definir junto aos alunos os critérios para avaliar essa paródia. A partir dessa organização e das apresentações em sala de aula, será divulgado o projeto na escola com apresentação das paródias do Matshow, num festival, que fará parte do calendário de atividades da escola para o segundo semestre, quando a banca avaliadora selecionará os premiados. A realização deste projeto Matshow tem possibilitado um novo olhar para a prática pedagógica diferenciada, permitindo perceber a importância de se buscar alternativas para a construção da formação pessoal, social e humanística destes estudantes. |