Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4704

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thiago Rodrigues Valverde
Orientador LUCIANA MARIA MENDONCA BRAGANCA
Outros membros Angélica das Graças Saraiva Souza Ferreira, Thiago Siqueira Viana
Título A Paródia como recurso de aprendizagem no ensino de matemática: O Projeto Matshow.
Resumo Este trabalho tem como objetivo relatar as ações desenvolvidas pelos bolsistas de iniciação à docência na área de Matemática durante a realização do Projeto Matshow, que contou com a participação dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. Mariano da Rocha, no município de Teixeiras, MG. Para o desenvolvimento deste projeto de ensino, voltado para uma aprendizagem significativa e prazerosa da Matemática, focou-se no uso da música como ferramenta pedagógica, a partir do gênero textual paródia. A fim de criar, testar e analisar os resultados desse projeto, algumas etapas foram necessárias. Em princípio, foi realizada uma pesquisa com observância nos estilos musicais e temas matemáticos, a fim de elaborar uma proposta de paródia. Em seguida, foram realizadas aulas expositivas, dialogadas junto aos estudantes, com o objetivo de apresentar o conteúdo específico da Matemática. Concomitantemente, com a escolha do gênero textual paródia foi selecionada a música a ser parodiada, produzindo em seguida um karaokê com o fundo instrumental da música, além da inserção de legenda e de imagens para auxiliarem na aprendizagem do tema. Considerando os resultados positivos alcançados nesta ação pedagógica, pretende-se criar uma dinâmica com todos os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, formando grupos de cinco alunos em cada turma para produzir e apresentar uma paródia relacionada com o conteúdo definido pelo professor de acordo com planejamento anual, embasado nos PCNs de Matemática. Será selecionada uma comissão para definir junto aos alunos os critérios para avaliar essa paródia. A partir dessa organização e das apresentações em sala de aula, será divulgado o projeto na escola com apresentação das paródias do Matshow, num festival, que fará parte do calendário de atividades da escola para o segundo semestre, quando a banca avaliadora selecionará os premiados. A realização deste projeto Matshow tem possibilitado um novo olhar para a prática pedagógica diferenciada, permitindo perceber a importância de se buscar alternativas para a construção da formação pessoal, social e humanística destes estudantes.
Palavras-chave Paródia, Matemática, Prática Pedagógica
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.