Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4694

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Lucas Mendes de Ávila
Orientador TARCISIO DE ASSUNCAO PIZZIOLO
Título Interface Homem-Máquina Utilizando Sensor Kinect para Controle de um Quadrotor ArDrone Parrot
Resumo Entende-se como Interação (ou interface) Homem-Máquina (IHM) a maneira na qual o usuário interage com o sistema computacional, ou seja, a IHM consiste em realizar tarefas através da colaboração entre o humano e o componente de automação. É importante que a IHM tenha funcionalidade visando atender às necessidades e se acomodar às capacidades das pessoas a quem eles são endereçados. Deste modo, para o desenvolvimento de uma interface é fundamental uma análise física e mental do ser humano, buscando entender como ele irá reagir diante da interface. Fisicamente o usuário se utiliza do toque, da visão e da audição para interagir com o meio, além disso, ele mentalmente utiliza do raciocínio, percepção, memória e linguagem (fatores cognitivos).
O uso de gestos para controle de plataformas móveis, comparado às interfaces tradicionais, pode oferecer inúmeras oportunidades de interação.
Novas soluções baseadas em gestos têm sido largamente introduzidas em vários cenários de interação tais como a navegação de conteúdos multimídia e de mundos virtuais e a construção de sistemas baseados em gestos.
Diante disso, este trabalho apresenta uma IHM utilizando sensor de movimentos Kinect da "Microsoft" que permita ao usuário controlar um veículo aéreo não tripulado (VANT), em específico um quadrotor "ArDrone Parrot 2.0", utilizando gestos, ou seja, o usuário é o controlador.
O Kinect é um sensor de movimentos introduzido no mercado em novembro de 2010 como um acessório do console de jogos Xbox360 da "Microsoft". Por meio de uma tecnologia inovadora, o equipamento é capaz de permitir a interação dos usuários com jogos eletrônicos sem a necessidade de se ter um joystick em mãos. Suas funções básicas consistem em mapear o ambiente em três dimensões, filmar e receber ordens por meio de seus microfones. Os dados adquiridos têm diferentes naturezas e produzem a combinação de geometria com atributos visuais.
Em sua arquitetura, o Kinect é composto por um projetor e uma câmera infravermelha que fazem a função de sensores de profundidade e uma câmera RGB que identifica, fotografa ou filma o ambiente. Essas duas câmeras juntas formam um conjunto de mapeamento 3D. Além disso, dois microfones são usados para reconhecimento de fala e um motor na base do aparelho que inclina a cabeça do sensor para cima e/ou baixo quando necessário.
Todos esses sensores têm, entre outras funções, a de capturar movimentos e o rastreamento do usuário a partir de pontos pré-determinados do seu corpo, o que forma uma espécie de ``esqueleto''. Com isso, é possível obter informações de posição tanto em 3D em coordenadas cartesianas como em 2D em coordenadas de pixels.
Palavras-chave Interface, Kinect, Drone.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.