ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ensino na saúde |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Aline Elizabet Ribas Souza |
Orientador |
RAPHAEL VICENTE IGNACCHITI DE ANDRADE PIMENTEL |
Outros membros |
Ana Paula Mendes dos Santos, Andressa Paula de Castro Martins, BEATRIZ SANTANA CAÇADOR, Camila Ribeiro Souza, Eunice Ferreira da Silva, Marileila Marques Toledo, Ramon Augusto Ferreira de Souza, Willians Guilherme dos Santos |
Título |
A oficina “Participação Social no SUS: Conceitos fundamentais” para Agentes Comunitários de Saúde de Viçosa, MG: relato de experiência |
Resumo |
Introdução: A participação social é um dos princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS) assegurados pela Constituição Federal do Brasil de 1988, destacando grande valor da participação da sociedade na construção da saúde no Brasil. Neste contexto está inserido os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) que atuam como mediadores entre o serviço de saúde e a comunidade. Dentre suas atividades, uma delas é atualizar a população sobre o que ocorre nas instâncias deliberativas da saúde municipal e, assim, fomentando a participação social e empoderamento comunitário, objetivando a construção da democracia. Entretanto, o ACS não possui formação específica e, no seu processo de trabalho, ao fazer parte de uma equipe, tem-se observado que nem sempre ele recebe a supervisão e a retaguarda necessárias para desempenhar esse papel. Para tanto, os ACS’s devem passar por um processo de educação permanente (EP) possibilitando-os melhorias nas suas práticas diárias. Sendo assim, como parte de um projeto de extensão, o Programa de Educação Permanente com Agentes Comunitários (PEP/ACS) promoveu no dia 08/05/2015 uma oficina com o tema “Participação Social no SUS: Conceitos fundamentais”, para aproximadamente 90 ACS’s do município de Viçosa-MG. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de enfermagem na realização de uma oficina de educação permanente sobre “participação social no SUS” para agentes comunitários de saúde. Descrição das atividades: A atividade foi divida em três momentos: problematização conceitual, exposição dialogada, dinâmica e reflexão sobre a prática. Assim, foi feita breve apresentação conceitual sobre participação social com um professor convidado. Em seguida foi realizado um debate em que os ACS’s evidenciaram o que, na perspectiva deles, consistia na prioridade de atenção a saúde da comunidade por eles assistidas. Na sequencia as demandas foram agrupadas por categorias e analisou-se a representatividade de cada. Promoveu-se debate sobre a importância da participação no exercício da democracia bem como as consequências da desmobilização social no âmbito da consolidação da política social de saúde no país. Por fim, foram debatidas questões do cotidiano dos ACS’s relacionadas com a participação comunitária. A oficina foi delineada a partir da perspectiva problematizadora incentivando dialogo e debate constantes. Conclusão: A participação social constitui-se como um dos princípios norteadores do SUS e, para sua efetivação é preciso articulação entre ensino-serviço-gestão de modo a concretizar seu exercício. Participar do processo de EP de ACS’s com vistas ao fortalecimento da mobilização social no SUS permitiu aos alunos vivenciarem na pratica perspectivas teóricas consideradas utópicas. Acredita-se que espaços de formação que viabilizem a integração e troca de saberes entre alunos e trabalhadores enriquece o processo de formação ao aproximar o aluno dos desafios da realidade cotidiana do SUS de modo transformador e possível. |
Palavras-chave |
Enfermagem, participação social, educação permanente |
Forma de apresentação..... |
Painel |