Resumo |
Uma boa redação ou produção textual é imprescindível para um bom desempenho dos estudantes para acesso aos cursos de graduação. Com o advento do ENEM como forma única de ingresso nas instituições federais de ensino superior, escrever bem, de acordo com as normas gramaticais e com aprofundamento do conteúdo, se tornou primordial para a garantia da vaga nos melhores cursos superiores do país. Dessa forma, se vê necessário o desenvolvimento e a aplicação de técnicas e metodologias para o aprimoramento dessas qualidades, que são caras aos concorrentes a uma vaga na universidade. O trabalho com o caderno de reportagens proposto na Escola Estadual Santa Rita de Cássia em Viçosa– MG, teve como objetivo trazer aos alunos do 3° ano do ensino médio habilidades de interpretação de textos e conhecimento sobre específicos e transversais, além de possibilitar o trabalho de construção de opinião e evolução da escrita dos estudantes. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho foi a elaboração de um roteiro, no qual foi proposto aos alunos que escolhessem um texto jornalístico relacionado com os temas estudados em sala, mas também com a realidade atual e local. A partir destes textos, os estudantes fizeram uma análise criteriosa do assunto abordado, buscando identificar aspectos importantes como título, autor, objetivo e finalidade do texto escolhido, além de opinarem a respeito do tema abordado. Após a aplicação dessa atividade, conseguimos analisar resultados preliminares. Num primeiro momento, observou-se que grande parte da turma não conseguia discernir entre um texto formativo e um texto informativo. Muitos estudantes escolheram textos de fontes como Brasil Escola, Wikipedia, Portal Educacional, dentre outros, que não eram condizentes com os objetivos deste trabalho. Além disso, erros gramaticais foram constantes, as opiniões foram superficiais e muitos estudantes não deram a devida importância à atividade, deixando-a incompleta. Num segundo momento, os bolsistas do PIBID, com o apoio da professora Maria Helena, reformularam o roteiro, acrescentando itens como a análise da relevância do texto. Nesse roteiro reformulado foram apontados os diferentes tipos de textos jornalísticos e houve uma maior instrução aos estudantes como: fontes possíveis de encontrar textos jornalísticos, fontes que não deveriam ser acessadas por não serem jornalísticas, além de orientações gerais, solicitando, por exemplo, letra legível, coerência e um melhor desenvolvimento das opiniões. Os resultados obtidos mostram que houve uma preocupação maior dos estudantes com a ortografia e a gramática, em respostas elaboradas e opiniões mais argumentativas. Também obtiveram êxito na escolha dos textos, com assuntos relevantes e compatíveis com o conteúdo abordado em sala. Dessa forma, esperamos contribuir não só no aprendizado dos estudantes e no preparo para o ingresso no ensino superior, mas formá-los como bons e críticos leitores. |