ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Teoria e Tecnologia da informação |
Setor | Departamento de Informática |
Bolsa | PROBIC/FAPEMIG |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Walter de Oliveira Sá |
Orientador | ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS |
Título | Desenvolvimento de técnicas para transporte compartilhado |
Resumo | O aumento da frota de veículos em circulação e sobrecarga do sistema viário nas grandes cidades traz diversos problemas, por exemplo desperdício de tempo e combustível ao longo do trajeto, aumento dos gastos com manutenção e do risco de acidentes, e ainda um aumento da poluição ambiental e sonora e do nível de stress. Tais problemas poderiam ser amenizados pelo uso compartilhado de veículos, pois existe uma subutilização do veículo, ou seja, lotação abaixo da capacidade. O uso compartilhado de um veículo por seu condutor e um ou mais passageiros é chamado ridesharing. Recentemente, há um grande interesse em ridesharing visto os grandes problemas causados pelo número excessivo de veículos no trânsito. Os problemas de roteamento de veículos, de uma forma geral, são importantes no sentido prático e teórico. Em empresas de transporte de mercadorias ou de pessoas, as rotas dos veículos devem ser decididas em curto prazo, e, visto que há um grande volume de dados a serem considerados na decisão das rotas de cada veículo, e que a solução deve atender a vários requisitos, como prazos, capacidade dos veículos, janelas de tempo, dentre outros, o problema precisa ser resolvido por ferramentas computacionais, senão corre-se o risco de encontrar soluções aproximadas longe de uma solução otimizada. Entretanto, mesmo com a utilização de computadores, o problema continua difícil de ser resolvido em um tempo curto, pois é uma generalização de problemas clássicos de otimização. Assim, métodos heurísticos que apresentam soluções rapidamente devem ser cuidadosamente otimizados para apresentar soluções de boa qualidade. Neste trabalho‚ abordamos um problema particular de ridesharing, onde deve-se determinar grupos de carona a fim de diminuir o número de veículos no trânsito e assim diminuir vários dos problemas causados pelo excesso de veículos nas ruas. Esse problema tem características combinatórias e pertence à classe de problema NP-Difícil, logo, além de testar uma formulação matemática para o problema, foram propostos algoritmos aproximados para buscar boas soluções em tempo viável. Apresentamos os resultados dos métodos desenvolvidos ao longo do trabalho. |
Palavras-chave | ridesharing, transporte compartilhado, roteamento de veículos |
Forma de apresentação..... | Painel |