Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4660

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Animal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Wanderson Valente dos Santos
Orientador RENATO NEVES FEIO
Outros membros Alcilia Cristina Fernandes, Gisleine Cruz Portugal, Paula Aparecida dos Santos
Título A utilização de monitorias como facilitador do aprendizado de Zoologia na Universidade Federal de Viçosa
Resumo A monitoria prática na graduação pode ser considerada uma estratégia de ensino que facilita o processo de aprendizagem do aluno. A partir dessa técnica, é possível que os estudantes fixem conceitos das diversas áreas da Zoologia, como a taxonomia, a história natural, os modos de vida e a evolução. As monitorias práticas tem a finalidade de caráter lúdico, de modo a estimular os alunos a vivenciarem o lado prático da disciplina, ao mesmo tempo em que faz com que eles sejam participativos, sendo o momento destinado para solucionar dúvidas. As monitorias permitem também a inserção do acadêmico na prática docente durante a graduação. Com a prática, o monitor é preparado para o mercado de trabalho, ao receber a experiência da docência como uma escolha de carreira. Percebe-se também que a monitoria é uma oportunidade dada ao aluno de se relacionar com as atividades acadêmicas por outro olhar, que extrapola a posição de aluno. As aulas de monitoria acontecem no laboratório de Zoologia, em um momento livre, não ocupado por aulas práticas ou teóricas regulares, possibilitando que os alunos visualizem de maneira concreta as principais características dos diferentes grupos de animais, que normalmente passam despercebidas tanto nas aulas teóricas, como nas práticas. A atividade executada também objetiva evidenciar a estrutura dos organismos vivos, a evolução destes ao longo do tempo e a distribuição das populações pelos diferentes ambientes. Além disto, as monitorias podem propor e analisar como estas atividades podem atuar e influenciar no desenvolvimento e conhecimento dos alunos matriculados nas disciplinas de Zoologia do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa. A partir da realização de análises, percebe-se que apesar do número de alunos reduzidos, a participação e o interesse foi bastante efetivo. A aplicação de tais monitorias tem surtido efeitos positivos, uma vez que percebe-se a melhora no desempenho dos alunos para com a referida disciplina, além de otimizar o gosto pelo curso e pelas diversas áreas dentro da Zoologia. A utilização de monitorias continuam possibilitando uma maior coleta de dados de maneira mais eficiente no projeto realizado.
Palavras-chave Zoologia, Monitoria, Ensino
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,64 segundos.