ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | Wanessa Aparecida Lopes da Silva |
Orientador | JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA |
Outros membros | Bruno Ferreira Lopes, Cristiane Almeida Menezes |
Título | LDB e o Magistério da Educação Básica: A Importância da Educação Física no contexto escolar |
Resumo | Introdução: O atual estudo procurou demonstrar a participação do governo na atuação de profissional de Educação Física (EF). Este tem como objetivo verificar o cumprimento da lei federal relativa à Educação de qualidade, buscando entender a posição do Estado perante o profissional de Educação Física compreendendo sua função no contexto escolar e, justificar presença da mesma enquanto componente curricular a partir das estratégias didático-metodológicas adotadas pelos professores. Metodologia: O procedimento de avaliação baseou-se na aplicação de um questionário composto por 12 perguntas, sendo duas subjetivas e as outras 10 respondidas através da escala Likert de 5 pontos (LIKERT, 1932). A escala Likert é uma escala psicométrica das mais conhecidas, sendo utilizada em pesquisa quantitativa, já que pretende registrar o nível de concordância ou discordância com uma opinião dada. A amostra foi composta de um total de 16 professores de Educação Física, sendo 9 da rede pública de ensino e 7 da rede privada, do município de Viçosa-MG. Resultados e Discussão: A Educação Física é considerada por todos os professores entrevistados um conteúdo essencial para os alunos; metade dos entrevistados não tiveram uma formação adequada em licenciatura; a maioria (75%) afirma ter conhecimento sobre as leis que regem o ensino da EF; 2/3 concordam que a falta de materiais atrapalha a estruturação das aulas; todos os professores concordam que utilizam estratégias para tornar as aulas mais motivantes e interessantes; 75% afirmam utilizar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e todos os conteúdos da cultura corporal; aproximadamente 70% revelam não ter dificuldades em tratar de questões étnico-raciais; apenas 50% concordam que a EF não deve ser considerada facultativa; 50% dos respondentes afirmam ser registrados na modalidade licenciatura. Em relação às abordagens utilizadas pelos professores na aula de Educação Física, houve equilíbrio entre as escolhas dos professores; No entanto, as que tiveram maior predomínio foram a Crítico-Superadora e a Psicomotricidade, seguidas da Desenvolvimentista; Conclusão: Conclui-se que os professores entrevistados buscam contribuir para a valorização da Educação Física enquanto componente curricular usando as estratégias adequadas e acreditam na importância da EF para a formação dos cidadãos. |
Palavras-chave | Palavras-chave: LDB, Educação Física, Educação Básica. |
Forma de apresentação..... | Painel |