Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4659

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Wanessa Aparecida Lopes da Silva
Orientador JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA
Outros membros Bruno Ferreira Lopes, Cristiane Almeida Menezes
Título LDB e o Magistério da Educação Básica: A Importância da Educação Física no contexto escolar
Resumo Introdução: O atual estudo procurou demonstrar a participação do governo na atuação de profissional de Educação Física (EF). Este tem como objetivo verificar o cumprimento da lei federal relativa à Educação de qualidade, buscando entender a posição do Estado perante o profissional de Educação Física compreendendo sua função no contexto escolar e, justificar presença da mesma enquanto componente curricular a partir das estratégias didático-metodológicas adotadas pelos professores.
Metodologia: O procedimento de avaliação baseou-se na aplicação de um questionário composto por 12 perguntas, sendo duas subjetivas e as outras 10 respondidas através da escala Likert de 5 pontos (LIKERT, 1932). A escala Likert é uma escala psicométrica das mais conhecidas, sendo utilizada em pesquisa quantitativa, já que pretende registrar o nível de concordância ou discordância com uma opinião dada. A amostra foi composta de um total de 16 professores de Educação Física, sendo 9 da rede pública de ensino e 7 da rede privada, do município de Viçosa-MG.
Resultados e Discussão: A Educação Física é considerada por todos os professores entrevistados um conteúdo essencial para os alunos; metade dos entrevistados não tiveram uma formação adequada em licenciatura; a maioria (75%) afirma ter conhecimento sobre as leis que regem o ensino da EF; 2/3 concordam que a falta de materiais atrapalha a estruturação das aulas; todos os professores concordam que utilizam estratégias para tornar as aulas mais motivantes e interessantes; 75% afirmam utilizar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e todos os conteúdos da cultura corporal; aproximadamente 70% revelam não ter dificuldades em tratar de questões étnico-raciais; apenas 50% concordam que a EF não deve ser considerada facultativa; 50% dos respondentes afirmam ser registrados na modalidade licenciatura. Em relação às abordagens utilizadas pelos professores na aula de Educação Física, houve equilíbrio entre as escolhas dos professores; No entanto, as que tiveram maior predomínio foram a Crítico-Superadora e a Psicomotricidade, seguidas da Desenvolvimentista;
Conclusão: Conclui-se que os professores entrevistados buscam contribuir para a valorização da Educação Física enquanto componente curricular usando as estratégias adequadas e acreditam na importância da EF para a formação dos cidadãos.
Palavras-chave Palavras-chave: LDB, Educação Física, Educação Básica.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.