Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4657

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e meio ambiente
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Líliam Maria Cabral
Orientador JOAO MARCOS DE ARAUJO
Outros membros Adriana de Paula Rocha, Alessandra Ramynneses Francelino, Geanne Carla Ripani Rodrigues, Rute Soares Valente
Título Oficinas de artesanato como forma de integração
Resumo As oficinas são um importante instrumento em que os alunos podem aprender na prática sobre determinados assuntos fazendo a ligação com a teoria.Uma forma de construir conhecimento a partir da ação e vivenciar situações concretas em que os alunos podem participar ativamente de toda a sua construção. Através do PIBID os alunos de graduação têm contato com a realidade escolar, futuro ambiente de trabalho. Buscando melhorar a convivência, e participação dos alunos proporcionando com isso a integração dos bolsistas do Programa com todos os envolvidos no processo educacional da Escola Municipal Dr. Arthur Bernardes, foram ministradas diferentes oficinas aos alunos do Ensino Fundamental I, com idade entre 5 e 10 anos. Os alunos confeccionaram bolsinhas e origamis, utilizando materiais reaproveitáveis e de baixo custo. Foram ministradas duas oficinas, uma sobre confecção de bolsinhas de caixa de leite ou suco, e outra de origamis. O trabalho foi realizado em grupos, sendo que os alunos tiveram que partilhar as dificuldades e encontrarem soluções de forma compartilhada. Cada grupo recebeu uma quantidade de material reaproveitável e as orientações para a confecção dos artigos. As oficinas tiveram um papel interessante de apresentarem para os alunos uma forma alternativa de produzir artesanato, além de aprenderem a desenvolver trabalhos em grupo, dividir materiais e auxiliar os colegas. Por outro lado, possibilitou aos bolsistas do Programa PIBID conhecerem uma outros realidade na própria escola, desenvolvendo atividades com alunos mais novos, já que este não é o público-alvo dos bolsistas. Após o término das atividades, foi possível observar que houve uma maior aproximação dos funcionários com os bolsistas e com os alunos da escola. Houve também um grande interesse e dedicação no desenvolvimento das atividades por parte dos estudantes. Um outro fato interessante é a noção de reaproveitamento de materiais que estariam sendo descartados. O grupo de bolsistas considera que esta atividade é uma forma interessante de trabalhar conceitos, aproximar os estudantes, estimular o trabalho em equipe e também, uma forma interessante de recreação.
Palavras-chave Integração, educação, oficinas
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.