ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação e meio ambiente |
Setor |
Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Taise Aparecida de Oliveira |
Orientador |
SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA |
Outros membros |
Camila Carla da Fonseca, Danielle Batista Moreira da Silva Paiva, Gislaine da Silva Oliveira, Luanne Aparecida Vilela Lima, Mariana de Paula Oliveira, Mirian Silva de Paula, Raquel Maria de Oliveira, Simone Martins Gomes |
Título |
Série Divulgação da Ciência, Volume 2. A experiência do feijão transgênico |
Resumo |
A transgenia é uma biotecnologia muito presente em alimentos consumidos no cotidiano das famílias. Mas na maior parte das vezes falta conhecimento dessas famílias para decidir por consumir ou não. E a falta de organização do conhecimento gera muitas vezes incapacidade de efetivar o processo decisório para o consumo consciente, no qual espera-se que, os pontos positivos ou negativos sobre os produtos transgênicos sejam apresentados de forma clara a esse consumidor. A proposta deste estudo foi implementar ações que favorecessem a identificação do conhecimento dos alunos de escolas do ensino médio da cidade de Viçosa-MG, quanto as pesquisas sobre transgênicos. As estratégias para o estudo apoiaram-se na organização do conhecimento e na disponibilização do mesmo para que este atuasse como facilitador na tomada de decisão no consumo. Como resultado obteve-se o segundo volume do livro Série Divulgação da Ciência, focado na tecnologia do “feijão transgênico”, evidenciando o que pensavam sobre tal tecnologia e como ela pode afetar o cotidiano pessoal e familiar. Tal estudo ocorreu em parceria com o INCTIPP (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Interações Planta Praga da UFV) e COLUNI (Colégio de Aplicação da UFV). A amostra foi composta por 134 alunos dos terceiros anos da referida Escola. Os alunos interessados em participar, no ano de 2014, elaboraram “artigo de opinião” durante as atividades de Português e Biologia, e apresentaram em seus textos, a “opinião” sobre a tecnologia do feijão transgênico. Os textos buscaram discutir como tal tecnologia poderia afetar o cotidiano das famílias. A atividade permitiu a socialização das diferentes “opiniões” que resultou na estruturação do volume 2 da “Série Divulgação da Ciência” que recebeu o título: “Um, dois, feijão com arroz, três, quatro, feijão no prato!..” Pesquisa sobre transgênicos: Elas influenciam o cotidiano das famílias? O caso do feijão transgênico. Acredita-se que o livro contribuiu na promoção de uma maior reflexão, conscientização e conhecimento sobre a temática alimentos transgênicos no cotidiano das famílias, após há constatação de que se tornam mais constantes na mesa do brasileiro. A “Série Divulgação da Ciência” se apresentou como um bom instrumento de popularização do conhecimento científico, e também de orientação e informação aos consumidores para o ato de consumir, tornando-os mais empoderados para o processo de tomada de decisão. Processo esse que se coloca como mais eficaz e eficiente a partir do acesso à informação. |
Palavras-chave |
Educação do consumidor, transgênico, feijão transgênico |
Forma de apresentação..... |
Painel |