Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4646

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Teoria e Tecnologia da informação
Setor Departamento de Informática
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Bárbara Gonçalves Fabiano
Orientador CARLOS DE CASTRO GOULART
Outros membros Cinara Tatiana Simonino, Maysa Virgínia Barbosa Silva, Michele Martins Rodrigues
Título Inclusão Digital com Software Livre em Espaço Comunitário e com Público Especial
Resumo O projeto Inclusão Digital com Software Livre em Espaço Comunitário e com Público Especial possui como ação principal o oferecimento de cursos introdutórios de informática totalmente baseados em Softwares Livres e atividades de acompanhamento de pessoas com necessidades especiais. O projeto é desenvolvido em parceria com APOV (Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa) e a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Viçosa. Na APOV o projeto é direcionado à moradores do bairro Nova Viçosa e às crianças atendidas pela mesma instituição, com o objetivo de promover a inclusão digital de pessoas excluídas socialmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. As aulas para as crianças são baseadas em um programa educativo, o GCompris, que compreende várias atividades para pessoas com idade entre 2 e 10 anos.
Na APAE foi necessário executar uma padronização dos computadores, a fim de fazer um trabalho mais organizado e que pudesse ter uma amplitude para alcançar o objetivo das professoras. Foi instalado o Linux Educacional 4 com o programa Gcompris. Para facilitar a participação dos instrutores da APAE/APOV no funcionamento do projeto, foi elaborada uma apostila contendo itens desde como ligar os computadores até quais são os programas existentes no Linux Educacional 4.0, com a descrição de suas funcionalidades. A partir dessa compreensão, o instrutor pode elaborar um planejamento de acordo com as necessidades dos alunos e com as atividades disponíveis no laboratório.
Assim, o projeto visa, de um lado, auxiliar o desenvolvimento dos instrutores, pois os mesmos devem ter um conhecimento prévio sobre o assunto que pode ser adquirido por meio da apostila. Por outro lado, o projeto permite a participação dos alunos de forma coletiva para apropriar-se desses meios tecnológicos e serem inseridos nessa nova sociedade modernizada e tecnológica. O projeto conta com duas bolsistas trabalhando na APAE (Bárbara e Maysa) e duas atuando na APOV (Cinara e Michele). Cada bolsista participante do projeto fica responsável por turmas específicas coincidentes com o horário de trabalho. São realizadas reuniões semanais com o coordenador do projeto e reuniões periódicas das bolsistas que atuam no mesmo local. O projeto sofreu atrasos em seu cronograma e teve de ser adaptado em função do corte e do atraso na liberação de recursos do Proext para a aquisição dos materiais previstos, como computadores, impressoras e roteadores sem fio. O início dos cursos para jovens e adultos de Nova Viçosa está dependendo da chegada dos novos computadores.
Palavras-chave Software Livre, Linux Educacional, Inclusão Digital
Forma de apresentação..... Painel
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