ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Teoria e Tecnologia da informação |
Setor | Departamento de Informática |
Bolsa | PROEXT |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | MEC |
Primeiro autor | Bárbara Gonçalves Fabiano |
Orientador | CARLOS DE CASTRO GOULART |
Outros membros | Cinara Tatiana Simonino, Maysa Virgínia Barbosa Silva, Michele Martins Rodrigues |
Título | Inclusão Digital com Software Livre em Espaço Comunitário e com Público Especial |
Resumo | O projeto Inclusão Digital com Software Livre em Espaço Comunitário e com Público Especial possui como ação principal o oferecimento de cursos introdutórios de informática totalmente baseados em Softwares Livres e atividades de acompanhamento de pessoas com necessidades especiais. O projeto é desenvolvido em parceria com APOV (Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa) e a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Viçosa. Na APOV o projeto é direcionado à moradores do bairro Nova Viçosa e às crianças atendidas pela mesma instituição, com o objetivo de promover a inclusão digital de pessoas excluídas socialmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. As aulas para as crianças são baseadas em um programa educativo, o GCompris, que compreende várias atividades para pessoas com idade entre 2 e 10 anos. Na APAE foi necessário executar uma padronização dos computadores, a fim de fazer um trabalho mais organizado e que pudesse ter uma amplitude para alcançar o objetivo das professoras. Foi instalado o Linux Educacional 4 com o programa Gcompris. Para facilitar a participação dos instrutores da APAE/APOV no funcionamento do projeto, foi elaborada uma apostila contendo itens desde como ligar os computadores até quais são os programas existentes no Linux Educacional 4.0, com a descrição de suas funcionalidades. A partir dessa compreensão, o instrutor pode elaborar um planejamento de acordo com as necessidades dos alunos e com as atividades disponíveis no laboratório. Assim, o projeto visa, de um lado, auxiliar o desenvolvimento dos instrutores, pois os mesmos devem ter um conhecimento prévio sobre o assunto que pode ser adquirido por meio da apostila. Por outro lado, o projeto permite a participação dos alunos de forma coletiva para apropriar-se desses meios tecnológicos e serem inseridos nessa nova sociedade modernizada e tecnológica. O projeto conta com duas bolsistas trabalhando na APAE (Bárbara e Maysa) e duas atuando na APOV (Cinara e Michele). Cada bolsista participante do projeto fica responsável por turmas específicas coincidentes com o horário de trabalho. São realizadas reuniões semanais com o coordenador do projeto e reuniões periódicas das bolsistas que atuam no mesmo local. O projeto sofreu atrasos em seu cronograma e teve de ser adaptado em função do corte e do atraso na liberação de recursos do Proext para a aquisição dos materiais previstos, como computadores, impressoras e roteadores sem fio. O início dos cursos para jovens e adultos de Nova Viçosa está dependendo da chegada dos novos computadores. |
Palavras-chave | Software Livre, Linux Educacional, Inclusão Digital |
Forma de apresentação..... | Painel |