ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Educação e formação universitária |
Setor |
Departamento de Educação Física |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Tiago Berude Alves |
Orientador |
ANDERSON DA CUNHA BAIA |
Outros membros |
Débora Adelaine Ferreira Freitas, Júlia Quintão Vidigal, Rosa Maria Reis |
Título |
Estratégias de ensino em aulas de educação física no ensino médio |
Resumo |
Este trabalho busca relatar a experiência do Subprojeto PIBID/Educação Física/UFV, atuante na Escola Estadual Effie Rolfs, localizado no município de Viçosa-MG, no ano de 2015. A intervenção pedagógica foi realizada por meio de um projeto de ensino intitulado “Atividade Física e Saúde”, compreendendo um total de oito aulas. Visto que o Ensino Médio brasileiro passa por um momento de reestruturação que busca repensar suas práticas, objetivos e principalmente como atrair os jovens e mantê-los dentro da escola, utilizamos estratégias de ensino e práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de atrair os educandos e educandas às aulas de Educação Física e colaborar com essa reestruturação. Metodologicamente o projeto de ensino foi estruturado em um conjunto de oito aulas, sendo que na primeira aula utilizamos como estratégia a avaliação diagnóstica, o que nos permitiu um reconhecimento da realidade dos educandos (as) e nos propiciou uma melhor condição para alinharmos o planejamento previamente construído com os interesses e possibilidade elencadas pelos alunos. A segunda aula teve como tema “a ressignificação da imagem corporal e suas influências” e levamos os educandos (as) a refletir sobre a temática utilizando como metodologia de ensino o “Teatro do Oprimido” do autor Augusto Boal. Na terceira aula buscamos refletir sobre a educação alimentar e os distúrbios que a envolvem, para auxiliar essa reflexão utilizamos como ferramenta didático-metodologica cartões de imagem corporal. Na quarta aula foram analisados índices de gordura, sódio e açúcar nos alimentos mais consumidos pelos educandos (as), a aula foi realizada em laboratório potencializando a aquisição do saber por meio da união entre teoria e prática (práxis pedagógica). Buscando um maior envolvimento e estimular a pesquisa e o debate a quinta aula teve como proposta metodológica um júri simulado a respeito da temática “anabolizantes esteroides”. Nas aulas seis e sete realizamos uma parte prática e promovemos um debate acerca dos temas: “as alterações que ocorrem no organismo durante o exercício físico” e “alongamento e aquecimento”, vinculando a teoria à prática. Na avaliação optamos pela produção de cartazes e exposição das ideias centrais do projeto pelos educando (as), como forma de estimular ainda mais o diálogo e valorizar o saber adquirido por eles. Durante todo o processo de ensino-aprendizagem percebemos que as metodologias empregadas contribuíram para uma maior aproximação e interesse dos educandos (as) com o conteúdo abordado. Porém observamos que ainda estamos longe de romper as barreiras das aulas tradicionais, visto a dificuldade que os educandos (as) demonstraram quando eram convidados a expor suas ideias e as pesquisas não realizadas. Contudo, acreditamos que aulas que busquem por uma maior participação e estimulem o diálogo de todos os envolvidos no processo de produção de conhecimento ajudem a atrair e manter os jovens na escola. |
Palavras-chave |
Ensino Médio, metodologia de ensino, atividade física e saúde. |
Forma de apresentação..... |
Oral |