Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4643

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Tiago Berude Alves
Orientador ANDERSON DA CUNHA BAIA
Outros membros Débora Adelaine Ferreira Freitas, Júlia Quintão Vidigal, Rosa Maria Reis
Título Estratégias de ensino em aulas de educação física no ensino médio
Resumo Este trabalho busca relatar a experiência do Subprojeto PIBID/Educação Física/UFV, atuante na Escola Estadual Effie Rolfs, localizado no município de Viçosa-MG, no ano de 2015. A intervenção pedagógica foi realizada por meio de um projeto de ensino intitulado “Atividade Física e Saúde”, compreendendo um total de oito aulas. Visto que o Ensino Médio brasileiro passa por um momento de reestruturação que busca repensar suas práticas, objetivos e principalmente como atrair os jovens e mantê-los dentro da escola, utilizamos estratégias de ensino e práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de atrair os educandos e educandas às aulas de Educação Física e colaborar com essa reestruturação. Metodologicamente o projeto de ensino foi estruturado em um conjunto de oito aulas, sendo que na primeira aula utilizamos como estratégia a avaliação diagnóstica, o que nos permitiu um reconhecimento da realidade dos educandos (as) e nos propiciou uma melhor condição para alinharmos o planejamento previamente construído com os interesses e possibilidade elencadas pelos alunos. A segunda aula teve como tema “a ressignificação da imagem corporal e suas influências” e levamos os educandos (as) a refletir sobre a temática utilizando como metodologia de ensino o “Teatro do Oprimido” do autor Augusto Boal. Na terceira aula buscamos refletir sobre a educação alimentar e os distúrbios que a envolvem, para auxiliar essa reflexão utilizamos como ferramenta didático-metodologica cartões de imagem corporal. Na quarta aula foram analisados índices de gordura, sódio e açúcar nos alimentos mais consumidos pelos educandos (as), a aula foi realizada em laboratório potencializando a aquisição do saber por meio da união entre teoria e prática (práxis pedagógica). Buscando um maior envolvimento e estimular a pesquisa e o debate a quinta aula teve como proposta metodológica um júri simulado a respeito da temática “anabolizantes esteroides”. Nas aulas seis e sete realizamos uma parte prática e promovemos um debate acerca dos temas: “as alterações que ocorrem no organismo durante o exercício físico” e “alongamento e aquecimento”, vinculando a teoria à prática. Na avaliação optamos pela produção de cartazes e exposição das ideias centrais do projeto pelos educando (as), como forma de estimular ainda mais o diálogo e valorizar o saber adquirido por eles. Durante todo o processo de ensino-aprendizagem percebemos que as metodologias empregadas contribuíram para uma maior aproximação e interesse dos educandos (as) com o conteúdo abordado. Porém observamos que ainda estamos longe de romper as barreiras das aulas tradicionais, visto a dificuldade que os educandos (as) demonstraram quando eram convidados a expor suas ideias e as pesquisas não realizadas. Contudo, acreditamos que aulas que busquem por uma maior participação e estimulem o diálogo de todos os envolvidos no processo de produção de conhecimento ajudem a atrair e manter os jovens na escola.
Palavras-chave Ensino Médio, metodologia de ensino, atividade física e saúde.
Forma de apresentação..... Oral
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