Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4630

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes, literatura e cultura popular
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leila Emilia Cabral
Orientador CARLOS AUGUSTO COSTA CABRAL
Outros membros Herbert Clermont da Paixão
Título Afro ginga: cultura, inclusão e educação para as relações étnico-raciais
Resumo Este trabalho tem como objetivo socializar a experiência vivenciada por meio da Capoeira Angola com crianças e adolescentes do bairro Santa Clara, localizado no município de Viçosa, MG. Esta experiência teve início em 2003 pelo Projeto de Extensão intitulado Cultura Afro-brasileira: mudança de contexto. Atualmente, utiliza-se da linguagem corporal pelas aulas e oficinas de Capoeira Angola, Maculelê, Puxada de Rede, Samba de Roda como meio de expressão pessoal, coletiva e participação social. As ações de extensão têm como eixo temas da cultura afro-brasileira, buscando valorizar a diversidade cultural, inclusão e educação para as relações étnico-raciais e de gênero. Também são realizadas rodas de conversa e rodas de Capoeira com os(as) participantes da Associação Porão de Angola e membros da comunidade e com projetos voltados à capoeira Angola de Viçosa e região. As atividades acontecem três vezes por semana, no salão paroquial do bairro Santa Clara e, eventualmente, na sede da Associação de Capoeira Porão de Angola no bairro Estrelas. Observa-se, até o momento, que o número de participantes do Projeto se mantém em relação ao início das atividades, pois iniciou-se com aproximadamente 23 crianças e adolescentes frequentando regularmente as atividades oferecidas. Além disso, o grupo vem se apropriando de suas origens afrodescendentes, assim como ampliando seu conhecimento sociocultural e valorizando a cultura negra local. Para a equipe, vale destacar que os estudos sobre cultura popular e saberes tradicionais alternativos aos da cultura hegemônica têm contribuído para sensibilizar à prática educacional que valoriza as diferenças na busca de uma transformação social e pessoal. Acreditando em uma pedagogia de troca e em busca de uma formação de sujeitos críticos, participativos e autônomos, pode-se atribuir valor real ao trabalho desenvolvido, fazendo que os(as) alunos(as) e seus familiares tenham uma visão ampliada da cultura e da sociedade, tornando-os mais felizes e com capacidades de transformar a sua própria realidade em um mundo melhor.
Palavras-chave Capoeira, educação, étnico-raciais
Forma de apresentação..... Painel
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