ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Educação e formação universitária |
Setor | Departamento de Biologia Geral |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Carolina Rosado de Lima Castro |
Orientador | MARA GARCIA TAVARES |
Outros membros | Andréa Cristina Pimentel de Carvalho, Elisa Cristina Rezende |
Título | A importância das experiências vividas por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, para a formação de futuros professores. |
Resumo | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Para tanto, o PIBID promove uma parceria entre Instituições de Educação Superior e escolas de educação básica da rede pública de ensino. O presente trabalho relata a importância das experiências vividas por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas para sua formação acadêmica e profissional, durante a participação no Programa. As atividades relatadas foram realizadas com alunos do 2° ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) em Viçosa, Minas Gerais, no período de Março a Agosto de 2015. Como parte das atividades do Programa, foram elaboradas aulas sobre temas variados utilizando-se recursos diferentes dos que os alunos estão acostumados, tais como aulas práticas e jogos didáticos. Os temas abordados nessas atividades eram os mesmos que estavam sendo ministrados em aula. As práticas foram pensadas para dar aos alunos a oportunidade de utilizar o microscópio e também de observar e manipular materiais que, do contrário, seriam vistos apenas como figuras, no livro didático. Adicionalmente, elaborou-se jogos didáticos para serem utilizados como dinâmica de revisão sobre alguns conteúdos. Ao mesmo tempo, os licenciandos participavam de reuniões com a Supervisora da escola e com a Coordenação de área. Nessas reuniões eram discutidas as atividades que seriam desenvolvidas nas próximas semanas, as dificuldades e os sucessos obtidos pelos licenciandos nas atividades desenvolvidas e temas relacionados à formação de professores e metodologias e estratégias de ensino, pesquisa em Educação e teorias educacionais. Durante o desenvolvimento das atividades realizadas na escola, os licenciandos observaram que os alunos apresentavam grande entusiasmo e vontade de participação, ao contrário do que quando se empregava apenas quadro/giz e/ou livro didático.Os alunos se tornaram sujeitos ativos na aula, o que aumenta a motivação, auxilia no entendimento e contribui para a aprendizagem. Adicionalmente, durante as reuniões, os licenciandos perceberam que apenas instrumentalizar os futuros docentes com estratégias metodológicas apontadas pela literatura não basta; é preciso que ocorra uma reflexão sobre seus impactos no ensino e as limitações decorrentes da utilização das mesmas no âmbito da escola. Dessa forma, considera-se que a experiência vivida está sendo de extrema importância para os licenciandos que participam do Programa, pois assim os mesmos podem viver a realidade de uma escola e se preparar melhor para a futura profissão. Apoio Financeiro: CAPES/PIBID |
Palavras-chave | Palavras Chaves: formação inicial, ensino-aprendizagem, metodologias alternativas. |
Forma de apresentação..... | Painel |