Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4627

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Carolina Rosado de Lima Castro
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Andréa Cristina Pimentel de Carvalho, Elisa Cristina Rezende
Título A importância das experiências vividas por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, para a formação de futuros professores.
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Para tanto, o PIBID promove uma parceria entre Instituições de Educação Superior e escolas de educação básica da rede pública de ensino. O presente trabalho relata a importância das experiências vividas por licenciandos do Curso de Ciências Biológicas para sua formação acadêmica e profissional, durante a participação no Programa. As atividades relatadas foram realizadas com alunos do 2° ano do ensino médio da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) em Viçosa, Minas Gerais, no período de Março a Agosto de 2015. Como parte das atividades do Programa, foram elaboradas aulas sobre temas variados utilizando-se recursos diferentes dos que os alunos estão acostumados, tais como aulas práticas e jogos didáticos. Os temas abordados nessas atividades eram os mesmos que estavam sendo ministrados em aula. As práticas foram pensadas para dar aos alunos a oportunidade de utilizar o microscópio e também de observar e manipular materiais que, do contrário, seriam vistos apenas como figuras, no livro didático. Adicionalmente, elaborou-se jogos didáticos para serem utilizados como dinâmica de revisão sobre alguns conteúdos. Ao mesmo tempo, os licenciandos participavam de reuniões com a Supervisora da escola e com a Coordenação de área. Nessas reuniões eram discutidas as atividades que seriam desenvolvidas nas próximas semanas, as dificuldades e os sucessos obtidos pelos licenciandos nas atividades desenvolvidas e temas relacionados à formação de professores e metodologias e estratégias de ensino, pesquisa em Educação e teorias educacionais. Durante o desenvolvimento das atividades realizadas na escola, os licenciandos observaram que os alunos apresentavam grande entusiasmo e vontade de participação, ao contrário do que quando se empregava apenas quadro/giz e/ou livro didático.Os alunos se tornaram sujeitos ativos na aula, o que aumenta a motivação, auxilia no entendimento e contribui para a aprendizagem. Adicionalmente, durante as reuniões, os licenciandos perceberam que apenas instrumentalizar os futuros docentes com estratégias metodológicas apontadas pela literatura não basta; é preciso que ocorra uma reflexão sobre seus impactos no ensino e as limitações decorrentes da utilização das mesmas no âmbito da escola. Dessa forma, considera-se que a experiência vivida está sendo de extrema importância para os licenciandos que participam do Programa, pois assim os mesmos podem viver a realidade de uma escola e se preparar melhor para a futura profissão.

Apoio Financeiro: CAPES/PIBID
Palavras-chave Palavras Chaves: formação inicial, ensino-aprendizagem, metodologias alternativas.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.