ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Engenharia, ergonomia e segurança do trabalho |
Setor |
Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica |
Bolsa |
PROBIC/FAPEMIG |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
FAPEMIG |
Primeiro autor |
Amanda Gonzaga Barbosa |
Orientador |
GEICE PAULA VILLIBOR |
Título |
Projeto de Sistemas de Freio para Aeronaves Rádio-Controladas |
Resumo |
A Sociedade de Engenheiros da Mobilidade ( SAE ) promove todos os anos uma competição de AeroDesign contribuindo assim para a formação técnica dos estudantes que participam através dos desafios de um projeto de engenharia. Para as equipes que participam da classe regular o objetivo da competição é o desenvolvimento de uma aeronave rádio-controlada com a capacidade de realizar um voo completo. Ou seja, a aeronave deve decolar, realizar uma manobra curva de 360º e pousar levando uma carga. A cada bateria de voo a equipe deve aumentar a carga paga, submetendo a aeronave a um teste de eficiência estrutural que será avaliado de acordo com a razão do peso de carga paga pelo peso de carga vazia da aeronave. Por este motivo, uma das preocupações para o desenvolvimento do projeto é a concepção de um sistema de trem de pouso ( trem de pouso principal e trem de pouso dianteiro, conhecido como bequilha ) que suporte os impactos gerados durante o pouso da aeronave. Outra característica observada na competição é a bonificação para as equipes que realizam pousos dentro dos limites de distância de pista pré-estabelecidos pelo regulamento. Assim, verificou-se a possibilidade da criação de um sistema de freios condizente com o sistema de trem de pouso para garantir a capacidade de pouso da aeronave promovendo um melhor desempenho da aeronave projetado. Para a realização deste projeto foi realizado um trabalho em conjunto com a Equipe Skywards de da Universidade Federal de Viçosa, campus Viçosa, que desenvolveu um protótipo no ano de 2014, baseado nas condições estabelecidas pelo regulamento disponibilizado pela SAE Brasil neste mesmo ano. Com o peso de carga paga estipulado pela equipe, a primeira etapa do projeto foi o cálculo das cargas as quais aeronave esteja submetida e projetar e desenvolver uma bequilha e um trem de pouso ideal para o protótipo. Por fim, foi idealizado um sistema de freios que se enquadrava no projeto realizado pela equipe, que não interferisse significativamente no peso e na capacidade de manobra da aeronave desenvolvida. |
Palavras-chave |
sistema de freios, bequilha, trem de pouso |
Forma de apresentação..... |
Painel |