Conexão de Saberes e Mundialização

19 a 24 de outubro de 2015

Trabalho 4603

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Cidadania, inclusão social e direitos humanos
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Francielle Martins de Oliveira
Orientador MARISA BARLETTO
Outros membros Eliete Aparecida de Souza Rosa, EMILIANA MARIA DINIZ MARQUES, Iara Cássia de Castro, Leandro Dias Viana
Título Ações sociais e educativas com o Teatro do Oprimido para o enfrentamento das desigualdades de gênero nos bairros de Viçosa-MG
Resumo O presente trabalho é sobre a experiência coletiva com o projeto “Ações sociais e educativas com o Teatro do Oprimido para o enfrentamento das desigualdades de gênero nos bairros de Viçosa-MG”. Este projeto tem por objetivo capacitar jovens e adolescentes sobre as questões de gênero a partir da realização de oficinas temáticas baseadas nas metodologias do Teatro do Oprimido. Além de capacitações o projeto prevê a montagem de esquetes teatrais pelos jovens e adolescentes. Para que o projeto tivesse início foram realizadas oficinas de formação sobre gênero, patriarcado e sexualidade com a equipe realizadora do projeto. Esta equipe é formada por estudantes da Letras, Pedagogia e Geografia da UFV, e por jovens integrantes do movimento social Levante Popular da Juventude. O projeto se iniciou com a participação de cerca de 20 jovens e adolescentes, através da realização de oficinas teatrais que abordaram temáticas de opressões/desigualdades vivenciadas por eles/as em seus cotidianos. Foram realizadas as seguintes oficinas: “Introdução ao Teatro do Oprimido”, “Entendendo as opressões”, “Estética do Oprimido I”, “Estética do Oprimido II”, “Dramaturgia do Teatro-fórum” e “Racismo”. Além destas oficinas, estão previstas a realização de formações com estes jovens e adolescentes sobre a temática da violência de gênero, que foram demandadas pelos mesmos. Serão também realizadas formações acerca da continuidade da montagem e organização das esquetes teatrais feitas por eles/as, bem como apresentações destas em outros bairros de Viçosa. Até o momento, as/os jovens e adolescentes optaram por trabalhar em suas esquetes com as temáticas do racismo e do assédio sexual. O desenvolvimento do projeto tem proporcionado uma formação extensionista a equipe do projeto, ao ser desafiada constantemente a refletir e planejar atividades sobre as desigualdades de gênero pautadas na educação popular com jovens e adolescentes. Isso tem sido possibilitado pela utilização do Teatro do Oprimido como ferramenta pedagógica/política, que propicia a participação dos sujeitos e facilita assim o processo de construção de práticas emancipadoras. A partir da realização das ações do projeto, já tem sido possível perceber algumas mudanças nos comportamentos dos/as jovens e adolescentes (como a diminuição de brincadeiras e xingamentos homofóbicos e racistas durante as oficinas)através de relatos e observações durante as oficinas. No mais, a participação dos/as jovens e adolescentes tem se mantido constante nas oficinas o que evidencia o interesse destes pela realização das mesmas, e o acerto político e pedagógico na escolha pelo trabalho com o Teatro do Oprimido.
Palavras-chave Teatro do Oprimido, violência de gênero, educação
Forma de apresentação..... Painel
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