Resumo |
A Educação Infantil tornou-se primeira etapa da Educação Básica a partir da promulgação da Lei n º 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, momento em que ampliou a discussão sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), que visa: projetar novas perspectivas para a educação; identificar a escola e orientar o percurso para atingir suas finalidades por meio de embasamento teórico, diretrizes práticas e aspectos técnicos que viabilizam concretizá-lo. A construção do PPP é um processo contínuo, sendo indispensável constante reflexão para subsidiar e organizar todo o trabalho da instituição escolar, garantindo assim um funcionamento e atendimento de alta qualidade. O projeto surgiu a partir de uma demanda iniciada em 2008 e vem sendo executado com sucesso até o momento. Em 2015, objetivou-se contribuir para a implementação na prática cotidiana do Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, localizada em Viçosa-MG, de modo a organizar o trabalho pedagógico da Instituição, prestando atendimento aos profissionais, às crianças e suas respectivas famílias e à comunidade como um todo. Como proposta metodológica promoveu-se diferentes ações: realização de reuniões periódicas; grupos de estudos com a coordenadora do projeto e profissionais da Instituição, pesquisas e consultas bibliográficas; organização do trabalho pedagógico; acompanhamento semanal das crianças e das atividades desenvolvidas com as mesmas; confecção de brinquedos; planejamento e desenvolvimento de atividades lúdicas; promoção de treinamentos e oficinas com os profissionais da instituição; dentre outros. Os objetivos têm sido alcançados, por meio de mudanças significativas na realidade da escola como: melhoria na organização do trabalho pedagógico; melhoria no atendimento à criança e sua família; inclusão de atividades lúdicas na rotina de atendimento com maior envolvimento dos professores e crianças. A partir destas ações percebe-se maior desenvolvimento da autonomia das crianças; aprimoramento da prática pedagógica dos profissionais, bem como maior envolvimento das famílias na Instituição. Diante disso, ocorreu um maior estreitamento das relações da universidade com a sociedade, através de práticas e ações extensionistas havendo integração entre estudante, coordenadora e os profissionais da Instituição atendida, bem como as crianças e suas famílias, obtendo o aperfeiçoamento e atualização da formação dos educadores, conscientização das famílias sobre a importância de um atendimento de qualidade na educação infantil e aprimoramento da formação dos futuros profissionais da educação, que vivenciam experiências diretas com sua área profissional de atuação. |