Resumo |
O trabalho de ensino realizado caracteriza-se por desenvolver atividades que auxiliam no aprendizado na disciplina de Matemática para discentes do 9º ano da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes atendidos pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Nestas atividades, trabalhamos algumas atividades lúdicas e além disto baseamo-nos em questões dos exames de seleção do COLUNI – Colégio de Aplicação da UFV. Para tal, utilizamos a seguinte metodologia: no início do semestre letivo de 2015 quando surgiu a ideia de fazer um trabalho diferenciado com os alunos, resolvemos trabalhar nas atividades do PIBID questões de anos anteriores do COLUNI relacionado–os com os conteúdos ministrados em sala. Concomitante foi agendado com os estudantes um horário de atendimento semanal para resolução destas questões e possíveis dúvidas. Depois de algumas intervenções percebemos que havia um certo domínio e uma certa competência, daí aplicamos 6 simulados e verificamos o aprendizado dos mesmos. Justifica-se a adoção desta metodologia devido ao baixo índice de estudantes de escola pública que ingressam ao COLUNI, muitas vezes devido à deficiência em conteúdos básicos e, pela condição sócio econômica que não os permitem fazer preparatórios, para tal finalidade. No primeiro semestre do presente ano, as atividades concluídas surpreenderam os dirigentes da escola e os participantes do projeto, pois aproximadamente, sessenta por cento dos alunos do 9º ano, realizavam as atividades que eram propostas em sala de aula. Também constatamos que, os que se dedicaram e foram frequentes nos atendimentos, obtiveram bons resultados nos simulados além de apresentarem melhorias no rendimento e, com isso, conseguirem nota suficiente para não ficarem de recuperação. Neste semestre, o trabalho continuará a ser desenvolvido, pois a meta é a melhoria dos conteúdos fixados por estes estudantes e desta maneira um melhor desempenho no exame de seleção do Coluni, que será realizado ao final deste ano. Até o momento, percebe-se que interesse, participação, dedicação e envolvimento são essenciais para o sucesso do projeto. Com isto, espera-se que os alunos tenham uma melhor aprendizagem. |